Mães e outros cuidadores de crianças com deficiência participam de mutirão de saúde da PCR
Mães e outras pessoas que cuidam de crianças com deficiência participaram, nesta sexta-feira (26), de um mutirão de serviços de saúde promovido pela Prefeitura do Recife na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. A ação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife faz parte do projeto “Cuidando do Cuidador”, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos cuidadores (a maioria mulheres) a diversos serviços, num mesmo local, já que eles, normalmente, deixam os cuidados com a própria saúde em segundo plano.
A Sesau ofereceu atendimento odontológico, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite; exame preventivo ginecológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e auriculoterapia às mães e outros cuidadores das crianças atendidas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Lessa de Andrade, que atende sobretudo crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Segundo Mirtes Gomes, coordenadora da Política de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência do Recife, a ideia do projeto surgiu no ano passado, quando os profissionais do NDI perceberam que as mães e demais cuidadores se dedicam tanto às crianças que abrem mão do cuidado com a própria saúde.
“Tomar conta de uma criança com deficiência requer muita responsabilidade e dedicação, o que faz com que muitas dessas mães não cuidem adequadamente da saúde delas. Nesse mutirão, elas foram acolhidas, receberam orientações sobre os cuidados que devem ter com a saúde e fizeram diversos exames numa manhã só”, explicou a gestora. Para Mirtes, o bem estar do cuidador afeta diretamente o desenvolvimento e reabilitação da criança, já que os pequenos- dependem muito de quem cuida deles.
Durante a manhã, as crianças ficaram com uma equipe de profissionais e voluntários, enquanto seus responsáveis participavam das atividades. Para a dona de casa Geane Maciel, essa foi uma oportunidade de colocar o check up em dia. “Achei excelente a iniciativa. Como fico muito tempo com meu filho, realmente não vou para o médico como deveria. Ano passado estiva presente e fiz questão de comparecer novamente este ano”.