NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.12 - 12h22

Dançando nos Bairros movimenta público de todas as idades no Totó

Comunidade foi a quarta visitada pelo projeto da Prefeitura do Recife neste ano. Os moradores de Brasília Teimosa serão os próximos beneficiados pelas oficinas de dança

[caption id="attachment_19213" align="alignleft" width="334" caption="Projeto encerra sua primeira etapa em Brasília Teimosa, entre os dias 4 e 8 de junho próximo. Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Depois da Macaxeira, Várzea e Alto Santa Terezinha, o projeto Dançando nos Bairros chegou à comunidade do Totó. A noite da sexta feira (25) foi de festa no Centro Social Bido Krause, local de encerramento das oficinas de dança de salão e moda. Um grupo de 23 adolescentes da comunidade desfilou com roupas doadas para elas pela loja Absoluta, e 40 senhoras apresentaram um número de merengue provando que  não há idade para a dança e a alegria. No total, mais de cem pessoas participaram das oficinas entre idosos, jovens e crianças.

Para participar do projeto não há limite de idade. As amigas  Elza Alves, Maria José e Ana Luíza, por exemplo, já passaram dos 50 anos. Elas ainda tem em comum o gosto pela dança. Nenhuma delas havia feito um curso de dança de salão antes. “Foi ótimo esse projeto ter chegado até o nosso bairro, a dança afasta a depressão, junta as pessoas, estou muito feliz”, disse Dona Elza, não escondendo a emoção pela sua primeira apresentação para o público. “A prefeitura está de parabéns, os professores são ótimos. Para mim hoje é um dia feliz”, disse dona Luíza.

No Totó, o projeto mostrou que também alcança o público adolescente. As adolescentes Maria Gabriela, de 15 anos, e Tainá Monique, de 16, estavam radiantes. Elas fizeram a oficina de moda e aprenderam postura corporal e desfile em passarela. “Assim que eu soube que teria essa oficina aqui no bairro eu me inscrevi, sempre quis ser modelo”, falou Tainá Monique. Já Gabriela, espera que o projeto volte todos os anos. “Aprendi a andar com elegância”, revelou a adolescente.  

Andréa Carvalho, coordenadora do Dançando nos Bairros,  afirma que a dança tem o poder de melhorar a vida das pessoas. “Dançando, as pessoas aprendem a se relacionar melhor, a conviver melhor”, acredita Andréa. Encerrando a noite, os moradores do Totó puderam assistir ainda um show do Príncipe do Brega, Kelvis Duran.

O Dançando nos Bairros encerra sua primeira etapa em Brasília Teimosa, entre os dias 4 e 8 de junho próximo. O projeto é realizado por meio da Prefeitura do Recife.