Profissionais do Samu participam de qualificação sobre atendimento às pessoas em situação de rua
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), promoveu, na manhã deste sábado (26) mais um módulo do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar/Suporte Básico de Vida. As aulas, realizadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife, na Boa Vista, foram voltadas para técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde e abordaram o tema Equidade em Saúde: População em Situação de Rua.
O curso tem como objetivo capacitar todos os profissionais do pré-hospitalar móvel, padronizando e uniformizando o atendimento. A iniciativa deste sábado é parte do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do serviço e padronizar a assistência oferecida pelos profissionais do Samu do Brasil inteiro.
Os participantes assistiram às aulas, ministradas através de vídeos, debateram os assuntos e trocaram experiências. O módulo deste sábado trouxe os temas “Perfil social da população em situação de rua”; “Perfil epidemiológico da população em situação de rua”; “A vida na rua e as urgências e emergências médicas”; e “Abordagem em situação de rua”.
“As aulas abordaram o perfil social dessa população, assim como o perfil epidemiológico, mostrando do que essas pessoas adoecem mais e o motivo pelo qual adoecem mais de certas doenças. Muitas vezes os moradores em situação de rua não se percebem doentes, se acostumam à dor e perdem a noção de condição de doença”, declarou Janise Cláudia Miranda, Coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife. Ainda segundo Janise, esse módulo sensibiliza o profissional a atender essa população, para garantir os direitos ao acesso à saúde.
Para o técnico de enfermagem socorrista Antônio Lemos, a orientação promove um preparo muito bom. “Agora temos essa base que vai levar à unificação. E isso vai repercutir no atendimento final. Nós vamos ajustando o conhecimento adquirido ao atendimento, refletindo na melhoria do serviço prestado”, afirmou.