Artesãs finalizam o curso de artesanato com desfile no bairro do Recife Antigo
As artesãs do curso Tecendo Cidadania, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, desfilaram com as roupas e acessórios que produziram ao longo da formação, neste domingo (26), ao lado do Centro de Artesanato, no bairro do Recife Antigo. Artesãs: Tecendo Cidadania faz parte do programa Mulher, Trabalho & Renda que visa o empoderamento das recifenses e a preparação para o mundo do trabalho.
Nailza Maria, artesã há oito anos, é moradora do Sítio das Palmeiras, no bairro do Cordeiro, e acredita que o curso melhorou sua renda e ajudou na sua autoestima. "Na minha visão, esse curso e a construção da nossa cooperativa, traz uma nova perspectiva para a minha vida. Iremos juntar os nossos talentos e as habilidades para fortalecer o nosso trabalho. Fiquei muito feliz com o curso", disse.
Já para Elisabete da Silva, também artesã, o que mais modificou a realidade em que viva foi a formação em gênero e cidadania. "Eu não tinha esses conhecimentos, achava violência uma coisa normal. Hoje, converso com as minhas amigas e não permito que meu marido tenha as mesmas atitudes de antes ", ressaltou. No evento, foram apresentadas as peças de vestuário, acessórios e objetos de decoração produzidas por cada região Político Administrativa do Recife. Os objetos foram doados a instituições de caridade.
A secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, esteve presente no desfile, entregou os certificados e parabenizou as artesãs. "Esse momento é muito importante para elas. Vemos, hoje, que essas mulheres estão muito mais seguras de si do que há dois meses atrás. Já querem formar uma cooperativa, já pensam em outras formações. Isso é o resultado de um trabalho de empoderamento, de valorização do outro", finalizou.
TECENDO CIDADANIA - Com dois meses de duração, o curso Artesãs: Tecendo Cidadania beneficiou 150 mulheres de todas as RPA´s do Recife. A formação foi voltada para o empreendedorismo e divididas em módulos, entre eles o de formação em gênero e raça. A seleção para o programa foi feita através das rodas diálogo nas comunidades, em junho do ano passado. A ação foi executada pela Federação dos Círculos operários de Pernambuco (Fecope).