NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.14 - 12h51

Divulgada a relação dos artistas habilitados no Edital do São João 2014

A relação dos 509 artistas habilitados na Convocatória do Ciclo Junino 2014 foi publicada no Diário Oficial do Município no último sábado (24). A relação inclui trios pé-de-serra, grupos coco, ciranda, reisado, quadrilhas juninas, orquestras, bandas, artistas solo, entre outros, que estão aptos para contratação. A partir dessa lista será montada a grade de programação de acordo com a política cultural do Recife, as agendas e os cachês dos artistas. Os nomes que farão parte da programação do São João do Recife este ano serão conhecidos na próxima quarta-feira, 28 de maio.

O edital, que teve suas inscrições abertas entre os dias 10 e 30 de abril, recebeu 776 propostas de apresentações artísticas. Instituído no Ciclo Junino de 2013, o edital se estabeleceu como uma forma democrática para a contratação dos artistas, que já reconhecem este instrumento como uma forma transparente de participação nas ações da Prefeitura. Prova disso é que este ano, nomes consagrados como Maciel Melo, Santana, Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Spok, Quinteto Violado, Antúlio Madureira e Joquinha Gonzaga, entre outros, atenderam à convocatória.

Dentre as principais razões para inabilitar inscrições para o São João de 2014 foram identificadas propostas incompletas, avaliação artística abaixo da nota mínima e problemas na documentação. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Diego Rocha, os proponentes devem ficar atentos ao material entregue para avaliação. “A Secult e a Fundação estão implementando um controle prévio mais minucioso para contratação e para prestação de contas, então os artistas devem estar atentos no atendimento da documentação solicitada, pois isso reflete na eficiência dos pagamentos dos serviços prestados”, explicou.

A Comissão de Avaliação da Convocatória do Ciclo Junino 2014 foi composta pelo representante da Secretaria de Cultura, Carlos Carvalho, pelo funcionário da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Varella, pelos nomes indicados do Conselho Municipal de Política Cultural, Erasmo Manoel e Cláudio Brandão, e ainda por Mônica Holanda, convidada pela Prefeitura do Recife, conforme previsto em edital.
  
Novidades – A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife estão implantando um sistema para avaliação e acompanhamento dos processos, que já começou a ser utilizado para registro das inscrições e avaliações do Ciclo Junino 2014. A ideia é otimizar os fluxos de informação dos trâmites internos de contratação, possibilitando maior celeridade na análise dos processos. De acordo com o presidente da FCCR, Diego Rocha, a medida deve refletir no cumprimento dos prazos para pagamento do São João. “Acreditamos que será mais rápido o pagamento dos artistas contratados a partir do momento em que temos todo o processo sistematizado. Inclusive, ficou estabelecido que o pagamento das atrações do ciclo junino será liquidado até o final de agosto”, afirmou.

Pagamentos – Na edição do Diário Oficial do Recife do último sábado (24) também foi publicada a relação com 282 artistas, de 123 produtoras, que estão com pagamentos pendentes do Carnaval 2014 por falta de documentação. Os representantes dos artistas têm até esta quarta-feira, 28 de maio, para apresentar a documentação na sede da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), no 15º andar do edifício sede da Prefeitura do Recife. Dúvidas podem ser esclarecidas no (81) 3355-8193.