NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.14 - 15h23

Música erudita na Praça da Independência surpreende na segunda-feira (26)

O público foi tão receptivo à apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife na Praça da Independência que a peça de Bach foi tocada duas vezes, para alegria dos presentes. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

No vai e vem de pedestres, trabalhadores e estudantes que circulavam pela Praça da Independência, no Centro do Recife, nesta segunda-feira (26), um acontecimento inusitado. Música erudita para os olhos e para os ouvidos, com 26 instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). A proposta do regente da Orquestra, Marlos Nobre, é promover apresentações a céu aberto em espaços públicos da cidade, uma vez por mês, para aproximar as pessoas do trabalho da OSR.

Violinos, violas, violoncelos e contrabaixos deram o tom na execução do Concerto de Brandenburgo nº 3, de Johann Sebastian Bach. Para a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, que acompanhou o happening, a proposta reforça o papel de sua pasta. “A apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife esta manhã, nesta praça tão famosa histórica e politicamente, se reveste de força e de compromisso da nossa luta pela cultura, faz parte da nossa política cultural”, disse.

O maestro Marlos Nobre evidenciou a simplicidade do encontro dos músicos com os recifenses. “Minha ideia é que não seja aquele ritual quase religioso da música clássica, mas sim que seja feito envolvendo a música no cotidiano da cidade. É uma maneira muito simples de a gente ir ao encontro das pessoas, um modo informal de fazer com que as pessoas conheçam a Orquestra Sinfônica do Recife, e saibam que estamos trabalhando para eles de uma maneira muito espontânea”, falou.

Um dos espectadores atentos à audição foi o médico Oswaldo Dantas, que discretamente sorria ao ouvir Bach em plena praça pública. Recifense radicado em João Pessoa, Oswaldo contou que há 26 anos não andava pelo centro da cidade e ficou satisfeito em poder ouvir música erudita, após tentar resolver uma série de pendências pela Boa Vista e adjacências. “O que eu tenho que solucionar, só pode ser feito à tarde, então vim andando desde a Av. Conde da Boa Vista, passeando, vendo o movimento do comércio, das pessoas, e agora estou assistindo a melhor parte da minha visita acidental”, comentou.

O público foi tão receptivo à apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife na Praça da Independência que teve até bis: a peça de Bach foi tocada duas vezes, para alegria dos presentes.

Temporada Oficial – A Orquestra Sinfônica do Recife sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel nesta quarta-feira (28), às 20h. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 19h.