NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.15 - 09h39

Dia Internacional da África é comemorado com lançamento de livro e exposição

Parte das fotos do livro “Instantâneas da África” ficarão expostas no Núcleo Afro, Pátio de São Pedro

No dia em que o mundo lembra a cultura do continente africano, o Núcleo Afro, equipamento da Secretaria de Cultura do Recife, recebeu o fotógrafo italiano Diego Di Nigro para uma palestra que marcou o lançamento do livro/catálogo “Instantâneas da África”, nesta segunda, 25.

Diego falou da pluralidade do Brasil, um país onde há a convergência de diversas culturas, através de seus costumes e saberes, sejam eles herança dos colonizadores europeus, dos povos africanos ou dos nativos indígenas.

No lançamento, o idealizador do projeto e a fotógrafa Lia Miceli López Lecube, responsável pela organização do livro, comentaram o processo de composição do trabalho, fruto de uma exposição e de oficinas realizadas em comunidades quilombolas de Pernambuco.

“Instantâneas da África” apresenta registros feitos entre os anos de 2002 e 2007 em visitas feitas por Di Niglio a Moçambique, Malaui, Burkina Faso, Senegal, Níger, Chade, Camarões, Togo, Benin e Gâmbia, no continente africano. A exposição foi apresentada pela primeira vez em 2013, no Museu de Arte Contemporânea, em Olinda.

Em 2014 integrou a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural, através do qual percorreu as comunidades quilombolas Catucá, Timbó, Águas Claras e Filhos do Pajeú, localizadas nas cidades de Garanhuns, Goiana, Triunfo e Floresta.

Com o apoio dos fotógrafos pernambucanos Guga Soares e Mateus Sá, Diego realizou oficinas de fotografia analógica, propondo que estas comunidades quilombolas registrassem seu próprio universo.

O resultado das oficinas integra o livro. “O conjunto permite um paralelo entre o Brasil e a África, e corrobora com a construção de um trabalho completo”, compreende Di Niglio.

A publicação tem o incentivo do Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco e apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.