NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.15 - 14h36

MAMAM recebe Ocupação Aloísio Magalhães do Itaú Cultural

img_alt

Exposição apresentada em 2014 na sede do instituto em São Paulo chega, na integra, ao Recife e fica em cartaz até 26 de julho. (Foto: Acervo Aloísio Magalhães/ Divulgação)

 

Nesta quarta-feira, 27 de maio, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, inaugura a Ocupação Aloísio Magalhães. Fruto da parceria entre o museu e o Itaú Cultural, a mostra é composta por cerca de 70 obras do artista que pela primeira vez saem de São Paulo para outro local. A abertura acontece às 18h, com palestra do curador João de Souza Leite sobre Aloísio Magalhães. A exposição fica em cartaz no espaço até 26 de julho.

O público poderá conhecer através da iniciativa, o grande legado cultural deixado pelo artista e designer que dá nome à casa anfitriã. A curadoria é do designer João de Souza Leite, que foi assistente do homenageado e assina importantes identidades visuais, como a do Jockey Club Brasileiro e do Banco Central do Brasil. O arquiteto Vlamir Saturni é o responsável pela expografia da mostra. Entre as obras expostas, incluem-se livros, quadros, criações impressas em 3D e fotografias pessoais do artista.

Em sua palestra na abertura da Ocupação Aloísio Magalhães, João de Souza Leite apresenta a trajetória de Aloísio Magalhães que, além de pintor e designer, também exerceu cargos públicos no Brasil. A partir desta introdução sobre o que representou o artista para o país, o público recebe acesso a uma percepção técnica e histórica do design moderno brasileiro, segundo a rica e variada produção de Aloísio.

Para João de Souza, a exposição homenageia o pioneirismo dessa personalidade no campo do design moderno, e também o seu pensamento voltado para um desenvolvimento social e econômico mais harmonioso do país, e a sua visão política que transformou, por algum tempo, o trato dos bens culturais no Brasil. “Em toda a sua ação, Aloísio sempre privilegiou a idéia de um projeto de futuro para o país, coisa de que tanto carecemos hoje”, conclui.

Estas três facetas do artista estão divididas na mostra em sete núcleos temáticos, apresentados por uma linha do tempo: “Aloísio Magalhães: Um designer em três tempos”; “Aloísio, artista plástico”; “O Gráfico Amador”; “Uma linguagem experimental”; “Aloísio Magalhães, designer”; “As possibilidades do objeto impresso”; “A cultura como objeto de ação política”.

Bibliografia - Aloísio Magalhães nasceu em Pernambuco em 5 de novembro de 1927. Hoje essa data marca o Dia Nacional do Designer. A partir de 1960, Aloísio Magalhães integrou a primeira geração de designers modernos no Brasil, e se fez presente tanto na discussão sobre a educação de design no país como no debate sobre o que constituía a nova atividade. Seu primeiro escritório de design se tornou o maior do país ao longo dos anos 1970, e fez parte do grupo que criou o primeiro curso de desenho industrial em nível superior, na Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro.

Ao longo do caminho iniciado como pintor, artista plástico, cenógrafo, figurinista e mestre de bonecos no tão pernambucano Teatro de Mamulengo, Aloísio Magalhães traçou um percurso que progressivamente o aproximou de questões coletivas. Em 1979 assumiu a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – do Ministério da Educação e Cultura. Criou a Secretaria da Cultura do Ministério, e foi um virtual Ministro da Cultura do país. Ocupando este cargo, em um colóquio em Veneza, Aloísio Magalhães sofreu um violento acidente vascular cerebral, vindo a falecer abruptamente, em junho de 1982.


Serviço:
Ocupação Aloísio Magalhães
Abertura: 27 de maio, quarta-feira
Horário: às 18h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife.
Período de visitação: de 28 de maio a 26 de julho
Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 18h
Sábados, domingos, das 13h às 17h
Entrada franca
Informação: 81. 3355-6870 / 6871 / 6872

ASSUNTOS: