Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.05.17 - 11h44

Hospital da Mulher do Recife promove evento sobre Humanização do Atendimento

O Serviço Social coordena a primeira Jornada realizada na unidade

 

Nos próximos dias 30 (terça) e 31(quarta) de maio, o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, promoverá a I Jornada de Serviço Social da unidade. O tema do encontro é “Saúde e Humanização – Direito de Todas”. O evento, que na terça-feira começará às 8h, vai abordar a humanização do atendimento de saúde, prática que norteia o serviço do unidade. 

“Essa é a nossa filosofia de trabalho, desde a concepção do projeto do HMR pela Prefeitura do Recife, e uma meta contínua”, ressalta a diretora Isabela Coutinho. Segundo ela, “a excelência de um atendimento humanizado e de qualidade proporciona a valorização, o empoderamento da mulher e o respeito à sua cidadania”.

A expectativa é de que a Jornada seja um momento de atualização e de troca de informações entre os profissionais de saúde dos diversos serviços, municipais e estaduais. Entre os assuntos abordados estão: “Planejamento Reprodutivo, Direito à Escolha”, “Violência Obstétrica no Olhar do Trabalho Coletivo em Saúde”. “Também vamos falar do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, apresentando números e casos”, informa a diretora do Centro e coordenadora do evento, Sandra Leite. 

Com o tema do Planejamento Reprodutivo, a palestra de abertura será ministrada pela ginecologista-obstetra e diretora técnica do HMR, Cinthia Komuro.  Segundo ela, todos os serviços de saúde devem garantir o planejamento reprodutivo e oferecer orientações sobre os diversos métodos contraceptivos, para que cada mulher possa ter o direito de livre escolha. O Hospital da Mulher, por exemplo, possui o ambulatório do Planejamento Familiar

Serviço – O ambulatório do Planejamento Familiar (também chamado Planejamento Reprodutivo) do HMR começa com uma palestra ministrada pela equipe multidisciplinar do setor. O hospital aconselha que a mulher vá acompanhada do parceiro, se assim ela desejar, para que o casal tome a decisão em comum acordo. Durante a palestra, os profissionais de saúde explicam cada método contraceptivo e informam quais procedimentos o serviço oferece, como preservativo masculino e feminino, prescrição do anticoncepcional oral e injetável, diafragma, colocação do DIU e a cirurgia de laqueadura. A decisão é feita em conjunto com o desejo da mulher (ou do casal) e o contraceptivo mais apropriado para ela. Definido o método, o encaminhamento é imediato. A mulher também pode ter acesso ao serviço por meio da Atenção Básica, seja uma UPA, upinha ou unidade de saúde da família.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 30 de maio (terça-feira):

 

08hs-08:15hs: Recepção

08:15hs-08:30hs: Abertura da Jornada com a formação da Mesa

Participantes:     Dr. Jailson Correia – Secretário de Saúde do Recife

                           Dra. Isabela Coutinho – Diretora do Hospital da Mulher do Recife

                           Dra. Cínthia Komuro – Diretora Técnica do hospital da Mulher

                           Sandra Leite – Coordenadora do Serviço Social do Hospital da Mulher

 

08:30hs – 11hs: “Planejamento Reprodutivo, Direito à Escolha”.

                           Cínthia Komuro  - Médica

                           Ionara Nascimento -Assistente Social

                           Natália Veras -Enfermeira

11hs – 11:30hs: Debate

11:30hs: Encerramento

 

Dia 31 de maio (quarta-feira):

 

13hs – 13:15hs: Abertura

Participantes: Sandra Leite – Coordenadora do Serviço Social do Hospital da Mulher do Recife

13:30hs – 15:30hs: “Violência Obstétrica no Olhar do Trabalho Coletivo em Saúde”.

Mesa Redonda:    Dra. Leila Katz -Médica Obstetra

                              Naila Araújo -Assistente Social

                              Natália Marinho -Psicóloga

15:30hs – 16hs: Debate

16hs – 16:15hs: Coffee Break

16:15hs-16:30hs: “CENTRO DE ATENÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SONY SANTOS”

Palestrante:  Sandra Leite – Coordenadora do Serviço Social e do Centro de Atenção à Mulher   Vítima de Violência Sony Santos

16:30HS-17hs: Entrega de Certificados e Encerramento