Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.05.17 - 20h05

PCR oferta serviços de saúde no final de semana

O Programa Saúde em Todo o Lugar disponibiliza vacinação contra a gripe em comunidades

 

O Programa Saúde em Todo Lugar da Secretaria de Saúde do Recife leva ações de prevenção para população do Recife durante este fim de semana (27 e 28). Além dos serviços de saúde e orientações educativas, a população das comunidades do Coque, Joana Bezerra, Roda de Fogo, do entorno do Bairro do Recife, vão contar com postos volantes de vacinação contra a gripe, para imunizar os grupos prioritários - crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 anos), maiores de 60 anos,  indivíduos privados de liberdade, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde e professores das redes pública e privada.  As ações têm como intuito promover a saúde da população e aumentar o índice de imunização.

Em Joana Bezerra, a ação que acontecerá das 8h às 12h, com vacinação até as 11h. Os serviços serão ofertados em dois locais, na Escola Municipal Professor José da Costa Porto e na Unidade de Saúde da Família São José do Coque, onde será colocado o mamógrafo móvel que disponibilizará o exame de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Também serão oferecidos teste rápido de HIV, aferição de pressão arterial, aferição da glicose, avaliação física e exame de prevenção contra o câncer de colo de útero. Na ocasião, os usuários também poderão fazer o cartão SUS e atualizar o cartão vacinal para Hepatite B, Tríplice Viral e Difteria e Tétano. Serão dadas ainda, orientações para a prevenção e identificação de hanseníase, sobre escovação correta - com a distribuição de kits de saúde bucal -, além da realização de uma oficina sobre alimentação saudável.

Um total de 12 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) também visitarão residências locais para a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A previsão é que mais  de 1,2 mil imóveis sejam vistoriados no sábado (27) e domingo (28).  

Em Roda de Fogo,  na Zona Oeste, a ação acontece das 8h às 12h, com a vacinação até as 11h, na Escola Pintor Lauro Villares. Serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial, distribuição de kits de saúde bucal com orientações para uma vacinação correta. Na igreja do Convento de São Félix de Cantalice (Capuchinhos), no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, além da vacinação, será realizada a desinsetização do Convento e da área do entorno, das 8h às 11h, além de um trabalho de prevenção de pragas.

No domingo, durante a edição do Recife Antigo de Coração, realizado na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife, profissionais de saúde da Prefeitura vão aferir a pressão arterial, realizar testagem do índice glicêmico (glicose), além de prestar orientações das 8h às 17h sobre saúde bucal e distribuir kits de escovação. Profissionais da Academia também vão realizar avaliação física. No local, também haverá um posto volante para a vacinação contra gripe, que funcionará até 16h.