Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 26.05.22 - 09h02

Acolhimento social: Abrigo Noturno Irmã Dulce passa a funcionar 24 horas por conta das chuvas no Recife

img_alt

Medida emergencial foi anunciada pelo prefeito João Campos e atende pessoas em situação de rua. Local conta com capacidade para até 100 usuários e oferece alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial. (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)


"Você se sente acolhido, sou de Fortaleza, no Ceará, e eu me sinto como se fosse o pessoal do Recife mesmo. É muito organizado, o pessoal é muito educado com a gente, são pessoas de casa”, testemunhou Valdere Simão de Souza, 52 anos, sobre o atendimento oferecido no Abrigo Noturno Irmã Dulce. A partir desta quarta-feira (25), o espaço passa a funcionar 24 horas, e não apenas no período da noite, como medida emergencial por conta das chuvas. Ao todo, 52 profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e da Assistência Social do município realizaram busca ativa durante o dia para que 100 pessoas em situação de rua sejam beneficiadas pelo serviço. 

O novo atendimento, que também contará com contratação de pessoal, foi anunciado no início da manhã pelo prefeito João Campos. “Estou aqui no Abrigo Noturno Irmã Dulce, fica na Rua Travessa do Gusmão, no bairro de São José, ele tem a capacidade de atendimento para até 100 pessoas. Toda a equipe da Assistência envolvida, trabalhando, não só fazendo a abertura antecipada, mas também fazendo a busca ativa. Buscando as pessoas que precisam estar aqui, isso é fundamental”, destacou. 

 Durante o dia, as pessoas foram abordadas pelos técnicos que ofereceram o transporte até o local. O Abrigo Noturno Irmã Dulce oferece alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial. No mesmo endereço, também funciona o Abrigo Emergencial, destinado para atender famílias - de forma individualizadas - encaminhadas pela Defesa Civil que sofreram transtornos em decorrência de sinistros. 

Para a ampliação do atendimento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos está realizando a contratação emergencial de quatro serviços gerais, seis cuidadores, dois motoristas e dois assistentes sociais. O novo horário de atendimento segue pelos próximos trinta dias, neste período, será feita uma avaliação para prorrogação ou não da medida.

Mantimentos - O prefeito João Campos também visitou a organização Oratório da Divina Providência, no bairro da Campina do Barreto. O local está recebendo cerca de 30 famílias que precisaram deixar suas casas por conta das chuvas. A Prefeitura do Recife disponibilizou cestas básicas e colchões como ajuda emergencial para as famílias.