NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 26.05.22 - 08h56

Após fortes chuvas, Prefeitura do Recife intensifica trabalho de limpeza da cidade

img_alt

Prefeito João Campos esteve na noite desta quarta-feira vistoriando as ações em Nova Descoberta. Durante o dia cerca de mil servidores atuaram na mitigação dos efeitos da chuva


A Prefeitura do Recife intensificou os trabalhos de limpeza da cidade na noite desta quarta-feira (25) após as fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos três dias. O prefeito do Recife João Campos esteve vistoriando o trabalho intensivo iniciado em frente ao Mercado de Nova Descoberta, com ações para retirada sobretudo de areia e lama. A intervenção contou com 30 garis, com o suporte de retroescavadeira e caminhão caçamba.  

"Essa área tem uma rede de drenagem grande. Estamos com a equipe realizando a limpeza e desobstrução de galeria. Aqui é uma das principais áreas de encontro de águas da Zona Norte e a gente tem que ter um trabalho sempre efetivo", explicou o prefeito João Campos.

Desde a madrugada desta quarta, cerca de mil servidores das Secretaria Executiva de Defesa Civil, da Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR), além de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social que estavam de prontidão realizaram diversos atendimentos à população ao longo do dia.

 

A Defesa Civil contabilizou, até o momento, cerca de 65 famílias desabrigadas e 12 famílias desalojadas devido às fortes chuvas. As desabrigadas foram acolhidas em equipamentos comunitários articulados pela entidade, nos bairros da Linha do Tiro, Coqueiral, Várzea e Campina do Barreto, enquanto que as famílias desalojadas estão em casas de amigos e parentes.

Ao longo do dia foram distribuídas refeições de pronto consumo, cestas básicas e colchões, numa parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos.

Para acolher a população em situação de rua, a Prefeitura do Recife antecipou o horário de abertura do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José, em virtude das chuvas. Ao todo, 52 profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e da Assistência Social do município realizaram buscas ativas dos usuários já identificados, cadastrados e encaminhados pelos Centros POP. Todos eles foram transportados, por vans do município, para o local. Até às 18h, 69 usuários acessaram o serviço. No ambiente, que tem capacidade para acolher 100 pessoas, foram oferecidas alimentação, kits de higiene pessoal, vestuário e apoio psicossocial por meio de equipe multidisciplinar.

 

Durante o dia não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas no Recife e, nesse período, 15 semáforos apresentaram problemas de funcionamento e foram reparados pelas equipes técnicas da CTTU. Agentes e orientadores também estiveram nas ruas para auxiliar na fluidez do trânsito.

Já a Emlurb registrou 20 ocorrências com árvores e queda de galhos durante o dia de hoje. Dezoito delas já foram concluídas pelas equipes do órgão e as outras duas estão com o serviço em andamento.