Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.22 - 18h16

Orquestra Sinfônica do Recife celebra aniversário do Teatro de Santa Isabel em dois concertos gratuitos

img_alt

A primeira apresentação, que marca também a estreia da temporada 2022 da Orquestra, será hoje (26), a partir das 20h. Amanhã (27), às 10h, a Orquestra volta ao palco do Teatro, para nova apresentação, oferecida ao público recifense como alternativa ao concerto que seria realizado ontem (25), mas precisou ser cancelado, devido às fortes chuvas (Foto: Brenda Alcântara/PCR)

Em comemoração aos 172 anos de existência e resistência cultural e artística do Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto gratuito, na noite de hoje (26), a partir das 20h, naquela que é uma das mais imponentes e importantes casas de espetáculo do país. Em função do cancelamento do concerto que seria realizado ontem (25), devido às chuvas, a Orquestra fará nova apresentação nesta sexta (27), a partir das 10h, também gratuita e aberta ao público.

Os dois concertos, que marcam o início das atividades da temporada 2022 da Orquestra, terão ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação.

Para a celebração, o novo regente da Orquestra, Lanfranco Marcelletti Jr., preparou um programa que vai da erudição européia de Beethoven e Brahms até a sonoridade ensolarada do compositor, arranjador, pianista e regente Clovis Pereira.

De Beethoven, será executada a Abertura em dó maior, op. 124 da peça “A Consagração da Casa”. “Esta abertura carrega um enorme simbolismo histórico e cênico, por uma série de fatores. Além de ter sido composta em 1822, mesmo ano em que foi declarada a independência do Brasil, ela foi escrita justamente para celebrar o Theater in der Josefstadt, por ocasião de sua inauguração”, conta o maestro Lanfranco.

Na segunda peça, o concerto ganha mais um ensejo festivo, celebrando também o compositor Clóvis Pereira, por ocasião de seus 90 anos. Dele, será tocada a composição “Lamento e Dansa Brasileira”, cuja história se encontra com a da Orquestra, tendo o Santa Isabel como moldura infalível. Foi no palco do teatro aniversariante que se realizou a primeira audição da música, em 1967, com execução da Orquestra Sinfônica e regência do próprio Clóvis Pereira. “A música deste grande compositor e artista, que nos deu tanto, tem muito a ver com a gente do Recife e do Nordeste”, comenta Lanfranco, que, além de admirador confesso e entusiasmado de Clóvis Pereira, chegou a ser seu aluno, no Conservatório Pernambucano de Música.

A “Sinfonia nº 2”, em ré maior, op.73, do alemão Johannes Brahms, encerra a noite festiva, com mais um motivo para comemoração. Composta em 1877, a música está completando 150 anos como uma das mais executadas obras eruditas do mundo. “Serão muitos séculos de celebração à arte e à música numa noite só”, afirma Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife.

 

SERVIÇO

Concertos especiais da Orquestra Sinfônica do Recife, em comemoração aos 172 do Teatro de Santa Isabel

Com o maestro Lanfranco Marcelletti Jr.

Quando: Hoje (26) e amanhã (27)

Horário: 20h e 10h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n

Entrada franca

Ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro