Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.05.22 - 18h18

Prefeitura do Recife promove mutirão de exame oftalmológico para marcar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

img_alt

A ação, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), beneficiou 60 pessoas que estavam na fila do teste (Foto: Ikamahã/SESAU)

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado nesta quinta-feira (26), a Prefeitura do Recife promoveu, durante todo o dia, atividades educativas sobre a doença e um mutirão de exame de curva de pressão intraocular no Centro Médico José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. A ação, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), beneficiou 60 pessoas que estavam na fila do teste no Sistema de Regulação, o que representa uma diminuição de 75% na espera.

 

Seu José Jaílson Bezerra, 74 anos, foi diagnosticado com glaucoma há dez anos e faz acompanhamento médico no Ermírio de Moraes. “Depois que comecei a receber atendimento para tratar o meu problema, percebi uma grande melhora, o que me deixa mais tranquilo”, afirmou. 

 

O glaucoma causa acometimento do nervo óptico, devido principalmente ao aumento da pressão intraocular, associada a uma dificuldade na drenagem do humor aquoso (líquido transparente responsável pela nutrição do olho). Por isso, o exame de curva de pressão intraocular é uma das maneiras de diagnosticar a doença, além de ser necessário para o monitoramento dos pacientes já diagnosticados com ela. O teste consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia, permitindo o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa. 

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. “Essa é uma doença silenciosa, por isso fizemos essa ação com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce de alguns pacientes que estavam na fila de espera do exame de curva tensional, que é um dos testes necessários para fechar o diagnóstico da doença. Também aproveitamos para esclarecer o que é a enfermidade, quais são os fatores de risco, o diagnóstico e como tratar”, explica a oftalmologista do Centro Médico, Rinalva Tenório Vaz. 

 

O Centro Médico José Ermírio de Moraes, localizado no bairro de Casa Forte, é referência no atendimento de Oftalmologia e no diagnóstico e tratamento de glaucoma no Recife. O serviço acompanha atualmente cerca de 3.500 pessoas no Programa de Glaucoma, ofertando diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico dos usuários da cidade de Recife acometidos com o glaucoma. 

 

ASSISTÊNCIA – Na Rede Municipal, os atendimentos oftalmológicos são feitos no Ermírio de Moraes e em outras unidades que compõem a rede complementar. Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam pegar encaminhamento na unidade de referência (unidade de saúde da família ou unidade básica tradicional) próxima ao local onde mora.

 

BORE - O Banco de Olhos do Recife (BORE) funciona dentro do Centro Médico Ermírio de Moraes, em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco. O BORE funciona desde 2002, com médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalham 24 horas por dia, para atender às possíveis demandas.