Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 26.05.23 - 12h04

Equipes inscritas nos Jogos do Orgulho realizam treino com time do município de Moreno

img_alt

Equipes usarão as regras previstas no edital dos Jogos do Orgulho de 2023 para treinar jogadas e estratégias. Participaram do jogo-treino os times Ibura City (Ibura), Ibura Sem Preconceito (Três Carneiros Alto/Ibura) e A.S.T (Alto Santa Terezinha). (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Um momento recreativo será realizado no próximo domingo (28), das 15h às 21h, no Campo do Buraco da Gata, próximo ao Terminal Integrado de Três Carneiros Alto. Nesse dia, três times inscritos na 3ª edição dos Jogos do Orgulho do Recife vão jogar com a equipe Queimado Pítico, do município de Moreno. A agremiação foi convidada para um jogo-treino e usarão as regras previstas no edital dos Jogos do Orgulho de 2023 para colocar em prática as estratégias para o campeonato. Os times Ibura City (Ibura), Ibura Sem Preconceito (Três Carneiros Alto/Ibura) e A.S.T (Alto Santa Terezinha) vão testar jogadas contra o grupo de Queimado Pitico, de Moreno.

Criados por Eduardo José, os times Ibura City e Ibura Sem Preconceito reúnem, atualmente, cerca de 100 jovens dos mais diversos territórios da RPA 6, com o intuito de promover integração cidadã, práticas esportivas e muita diversão. “Começamos com o Ibura City, em 2020, e tomou uma proporção tão grande que hoje já temos 50 jovens no time. Em 2022, para nos inscrevermos na 2ª Edição dos Jogos do Orgulho, criamos o Ibura Sem Preconceito, que já conta com 42 participantes", destacou.

Ainda de acordo com Eduardo José, o objetivo é promover novos encontros em territórios do Recife e mostrar que a cidade é de todas e todos. "Já participamos de encontros em outros municípios e a gente leva a experiência baseada nas regras dos jogos do orgulho, com o intuito de profissionalizar cada vez mais essa modalidade esportiva, que acredito um dia chegar nas Olimpíadas", ressaltou.

Ele ainda explica que vários espaços públicos do Recife começam a ser ocupados para que esses jogos aconteçam, tais como Academia da Cidade do UR-1, Compaz Eduardo Campos, na RPA 2, Quadra Flor de Cheiro, na UR-2, Quadra Poliesportiva, da UR-4, Quadra do Buraco da Gata, em Três Carneiros, entre outros.  

JOGOS DO ORGULHO
 - Os Jogos do Orgulho são um compromisso que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, promove com o intuito de incluir ativamente os jovens LGBTI+ nas práticas desportivas comunitárias, viabilizando o exercício do direito ao lazer e as atividades físicas, conforme direito previsto no Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 12.852/13) e no Plano Municipal da Juventude. As modalidades são Vôlei e Futsal, com times femininos e masculinos, e Queimado com times mistos.

A 3ª edição do Jogos do Orgulho será realizada nos dias 10 e 11 de junho deste ano, na Ilha do Retiro, e visa reunir a comunidade LGBTI+  e celebrar o esporte, a paz, a amizade e o respeito às diferenças. Os Jogos do Orgulho do Recife são uma iniciativa de caráter sócio-esportivo para promover acesso ao esporte, reforçar o respeito às diferenças e combater preconceito e discriminação de gênero.

 

 

SERVIÇO

 

O quê: Equipes treinam para os Jogos do Orgulho do Recife

Onde: Campo do Buraco da Gata, próximo ao Terminal Integrado de Três Carneiros Alto

Quando: domingo (29 de maio), das15h às 21h