Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.05.23 - 14h59

Prefeitura do Recife promove segunda cerimônia civil coletiva para casamento homoafetivo

Cerimônia será realizada no próximo sábado (27), no bairro de Apipucos, e oficializará a união de 12 casais
 
Neste sábado (27), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, realizará a segunda Cerimônia Civil Coletiva para Casamento Homoafetivo do Recife. O evento acontecerá às 16h, na Rua de Apipucos, 1031, no bairro de mesmo nome, quando será oficializada a união de 12 casais entre 25 e 40 anos que residem na Região Metropolitana de Recife. A ação faz parte do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover a cidadania e combater a discriminação com relação às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI+).

A realização da cerimônia tem por objetivo garantir, por meio do casamento, que as famílias formadas por casais do mesmo sexo possam receber o reconhecimento jurídico e simbólico, além de garantir direitos civis, sociais e econômicos. Desde 2013, com a aprovação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF), os cartórios são obrigados a realizar o casamento civil homoafetivo e a conversão da união estável em casamento civil aos casais que desejarem.

O evento conta com as parcerias e apoios de outras pastas do município como a Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional e de instituições como órgãos  a Defensoria Pública de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco e também do Clube Metrópole e Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES)

A cerimônia deste sábado é mais uma iniciativa dentro do conjunto de ações da Prefeitura do Recife para o público LGBTI+ para fortalecer a política de promoção da igualdade de gênero, da diversidade sexual, contra crimes motivados pelo preconceito e a discriminação. Agora em maio, mês de Luta Contra a LGBTfobia,  o município lançou mais uma plataforma para recebimento de denúncias  de violência contra a população LGBTI+ agora no Conecta Recife.
 
SERVIÇO
 
O quê: Segunda cerimônia civil coletiva para casamento homoafetivo
Onde: Laguna Recepções, Rua de Apipucos, n 1031, Apipucos.
Quando: sábado (27 de maio), às 16h