Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.05.25 - 16h17

Recife promove oficina gratuita de escovação de cabelo para capacitar pais de crianças com neurodivergência

Enquanto os filhos recebem atendimento nos Centros TEA/NDI, pais têm a chance de ou aprender uma nova fonte de renda

A Prefeitura do Recife inicia, nesta terça-feira (27), uma oficina de escovação de cabelo voltada para pais e responsáveis por crianças com neurodivergência. A atividade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, e será realizada nos quatro Centros TEA/NDI da rede municipal:  UPAEs do Ibura, da Mustardinha, do Arruda e na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. Juntas, essas unidades somam mais de 5,5 mil atendimentos mensais, oferecendo diagnóstico e tratamento especializado para crianças com transtornos como TEA, TDAH, TOD e síndrome de Down.

A capacitação será ministrada pelo instrutor e cabeleireiro profissional Ivson José Gomes de Souza e acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio, com turmas nos turnos da manhã e da tarde, conforme a unidade. Cada grupo terá entre cinco e dez participantes. A ideia é que os cuidadores aproveitem o período em que os filhos estão em terapia para aprender uma nova habilitação.

“Sabemos que muitos pais e responsáveis se dedicam integralmente ao cuidado de seus filhos, que precisam de atenção especial durante todo o dia. Ao oferecer essa oficina durante o horário das terapias, estamos reconhecendo esse esforço e criando uma alternativa para que essas pessoas adquiram um novo ofício e se sintam mais valorizadas”, afirma a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A oficina é voltada exclusivamente para familiares de crianças já em acompanhamento em um dos quatro Centros TEA/NDI da cidade. A ampliação da rede municipal de cuidados com pessoas neurodivergentes têm sido uma das prioridades da Prefeitura do Recife. Além dos quatro centros já em operação, estão em construção mais três novas unidades: na Policlínica Albert Sabin (Tamarineira), na Comunidade do Bem (Imbiribeira) e no Centro de Reabilitação Fisioterapeuta Antônio Nogueira de Amorim (Boa Vista) – este último será o maior da rede, com capacidade para mais de 5 mil atendimentos por mês. O acesso aos serviços é feito por meio das unidades da Atenção Básica, com encaminhamento via Central de Regulação do Recife.

Confira a programação:

Terça-feira (27/05) – Centro TEA/NDI Arruda – UPAE Arruda
Av. Prof. José dos Anjos, s/n – Arruda
Grupo 1: 14h às 15h30 | Grupo 2: 16h às 17h30

Quarta-feira (28/05) – Centro TEA/NDI Ibura – UPAE Ibura
Av. Dois Rios, 170 – Ibura
Grupo 1: 08h30 às 10h | Grupo 2: 10h30 às 12h

Quinta-feira (29/05) – Centro TEA/NDI Mustardinha – UPAE Mustardinha
R. Maj. Mário Portela, 279 – Mustardinha
Grupo 1: 08h30 às 10h | Grupo 2: 10h30 às 12h

Sexta-feira (30/05) – Centro TEA/NDI Madalena – Policlínica Lessa de Andrade
Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena
Grupo 1: 08h30 às 10h | Grupo 2: 10h30 às 12h

 

ASSUNTOS: