Educação e CTTU realizam encerramento do Programa educatransito@recife
A iniciativa busca capacitar educadores para trabalhar a temática com os estudantes
Por Edgar Lima
![Educação e CTTU realizam encerramento do Programa “educatransito@recife”](/wp-content/uploads/EDUCACAO-TRANSITO-11-LS-334x264.jpg)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, na manhã desta terça-feira (26), o encerramento do projeto piloto do Programa educatransito@recife, que é voltado para professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
No evento foram apresentados os resultados do curso de formação promovido para os educadores, com o objetivo de qualificá-los na temática “educação para o trânsito”. A ação faz parte do Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) e foi ministrada para cerca de 100 profissionais da Rede Municipal de Ensino, entre coordenadores pedagógicos, dirigentes das Unidades de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTECs) e professores multiplicadores.
“Através da parceria da Secretária de Educação com a CTTU, podemos colocar em prática o Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) e diminuir o número de acidentes com crianças nos espaços públicos, além de tornar os estudantes agentes disseminadores das leis de trânsito”, ressaltou o gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu.
O curso teve duração de mais de 120 horas/aulas e em paralelo, os educadores trabalharam o tema “educação para o trânsito” nas Unidades Educacionais. Foram utilizadas como ferramentas de trabalho leituras de textos, exibição de vídeos, discussões em fóruns, além de apresentação nas escolas da peça ”Segurança é na faixa”, garantindo assim condições para os educadores realizarem seus projetos dentro das escolas.
“Essa ação é de grande relevância para a formação de uma futura geração de cidadãos – condutores e pedestres – que vai respeitar as leis de trânsito. Esse trabalho com os alunos em sala garante um trânsito melhor no futuro”, relatou a diretora Geral de Ensino e Formação Docente (DGEFD), Joana D'arc Andrade.
Durante o encerramento realizado no Centro Paulo Freire foi feita uma exposição de cartazes e murais produzidos por algumas escolas que participaram do Programa, como a Escola Municipal da Iputinga, a Escola Municipal da Nova Aurora, a Escola Municipal Sede da Sabedoria, a Escola municipal Rodolfo Aureliano, entre outras. Também foi apresentado um vídeo mostrando as etapas da formação.