Técnicos de segurança do trabalho do Recife recebem capacitação sobre dengue
Proposta da Secretaria Municipal de Saúde é evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença nos canteiros de obras
Por Larissa Correia
Pelo próprio perfil do ambiente, canteiros de obras apresentam diversos espaços com acúmulo de água, se estabelecendo como potenciais criadores de mosquitos da dengue. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti nesses locais, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá uma capacitação sobre a doença para 33 técnicos de segurança do trabalho da Moura Dubeux Engenharia. O encontro será nesta quarta-feira (27), na sede da empresa, em Boa Viagem, a partir das 14h30.
Durante a sensibilização, o grupo aprenderá o que é dengue, quais os sintomas, como se proteger, recomendações e sinais de alerta da moléstia. Os técnicos ainda receberão informações sobre características e o ciclo biológico do inseto vetor e como impedir a propagação do mosquito.
Segundo a supervisora de Controle e Vigilância Entomológica da Saúde do Recife, Vânia Nunes, os participantes também serão instruídos sobre os pontos que mais costumam apresentar focos em canteiros de obras. Entre eles estão betoneiras, calhas, tanques ornamentais, fontes, ocos de árvores e cacimbas. “Todos os objetos que podem acumular água da chuva devem ser esvaziados e guardados em local coberto. No caso das latas, elas precisam ser furadas e só então descartadas em lixeiras tampadas”, exemplificou.