NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.13 - 22h34

Procon-Recife vai instaurar procedimento investigatório contra concessionária de energia

[caption id="attachment_35675" align="alignnone" width="680"] Segundo o diretor do Procon-Recife, José Neves Filho, a companhia será intimada. (Foto: Inaldo Lins/Arquivo/PCR)[/caption]

O diretor do Procon-Recife, José Neves Filho, decidiu instaurar um procedimento investigatório contra a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) devido ao alto número de acidentes fatais com postes e cabos de energia registrados no Recife. O objetivo do órgão, ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, é investigar uma possível responsabilidade da empresa nessas mortes, seja por negligência, imprudência ou imperícia.

De acordo com José Neves, a companhia deve ser intimada nesta quinta (27) ou sexta-feira (28). O procedimento é feito através de perícias, análises e coleta de depoimentos. “A Celpe tem um prazo de 10 dias para apresentar uma defesa depois de ser intimada. Caso seja comprovada a responsabilidade da empresa, o Procon-Recife deve aplicar uma multa que, dependendo do resultado da investigação, pode chegar até a R$ 2 milhões”, explicou o diretor.

Ainda segundo José Neves, caso seja apurada a responsabilidade da empresa, as famílias prejudicadas podem aproveitar o resultado do procedimento para processar a Celpe e conseguir os devidos reparos. Em todo o Estado, de acordo com a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), 31 casos de mortes por choques em fios ou postes foram registrados em 2012.