NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.14 - 14h49

Oficinas de arte para crianças no MAMAM

[caption id="attachment_47141" align="alignleft" width="680"] Cursos de animação, ilustração, teatro e contação de histórias começam na próxima terça (1º/7). (Foto: Adalberto Oliveira)[/caption]

No mês de julho o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) sedia quatro novas oficinas de arte para as crianças: animação, ilustração, teatro e contação de histórias. As atividades serão realizadas entre 1º e 10 de julho, em diferentes espaços do Museu. Ao promover oficinas para o público infantil, o intuito é estimular a criatividade e a aprendizagem de novas ferramentas artísticas.

O material produzido durante as duas semanas de oficinas irão compor o evento de encerramento, no dia 10 de julho (quinta), às 17h, com mostra de filmes, apresentação teatral, contação de histórias pelas crianças e exposição de todo o material realizado. As vagas são limitadas a 10 alunos por turma. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas pelo telefone: (81) 3355-6870 ou e-mail projetoparaonde@gmail.com.

Esta é a ação inaugural do projeto Para Onde, que em sua primeira edição evoca a materialização artística dos sonhos. A iniciativa é dos coletivos Aogue, O Tapete Voador e Barbarizá, com o apoio da ação educativa do Mamam.

Ateliê Barbarizá - Bárbara Melo é uma artista visual, trabalha desde 2004 com criação e design gráfico. Em 2013 abriu seu Ateliê Barbarizá, situado no Edifício Pernambuco, onde desenvolve seus projetos autorais de livros de artista, ilustração e oferece os encontros criativos, organizando grupos para compartilhar as ferramentas que utiliza em seu processo criativo.

O Tapete Voador - O Tapete Voador nasceu da ideia de unir três talentos em um único grupo, formado por uma dupla de contadoras de história (Roma Julia, Arte-educadora e atriz e Mila Miloca, cantora e atriz) e dois músicos convidados (Messias Black, percussionista e Mozart, flautista). Desta forma, o grupo reúne em suas apresentações a arte da contação com belíssimas músicas trazendo em seu repertório contos, lendas, fábulas de todos os cantos deste e de outros planetas para os quais o tapete mágico os convida a visitar.

Aogue - O coletivo Aogue, que atua em Audiovisual, Artes Visuais e Paisagem Sonora, surgiu no início de 2013 através de Gabi Saegesser, Adalberto Oliveira, Jucélio Matos e Nathalia Flor. Há quase um ano com sede no Ed. Pernambuco, o coletivo já realizou filmes e exposição.


PROGRAMAÇÃO:

Museu Animado, com Gabi Saegesser e Beatriz Saegesser
Idade: 09 a 12 anos
De 1º a 3 de julho, das 9h às 12h

Oficina de cinema de animação a partir da apreensão de técnicas de animação Stop Motion no estímulo da criatividade. Construção coletiva de roteiro, confecção dos personagens, cenários e finalização da produção audiovisual com uma mostra dos filmes realizados.

Caixas Ilustradas, com Bárbara Melo
Idade: 07 a 10 anos
De 1º a 3 de julho, das 14h às 17h

A caixa ilustrada é um espaço para experimentações artísticas. Estimula a criatividade através da ilustração, utilizando objetos, colagens, texturas que serão criadas com materiais diversos. Será criado um cenário, utilizando a caixa como suporte, proporcionando assim uma narrativa visual que estará presente na exposição de encerramento.

Teatro, com Roma Júlia
Idade: 07 a 10 anos
De 8 a 10 de julho, das 9h às 12h

O teatro possui valorosa importância social na ação educativa e oferece inúmeras situações de aprendizagem, interagindo com o imaginário da criança. A oficina de teatro pretende despertar as sensibilidades artístico-corporais, estimular a criatividade e a coletividade com a montagem de uma esquete;

Contação de História com O Tapete Voador
Idade: 06 a 08 anos
De 8 a 10 de julho, das 14h às 17h

Trabalhar, de forma divertida e dinâmica, a arte da contação de histórias. Dessa forma, a criança estará aprendendo apreciar o universo da leitura, da imaginação, das artes manuais e ainda aprenderá que existe, em nosso redor, diversos materiais reaproveitáveis que ao invés de irem para o lixo podem servir como belas criações para a hora do conto e das brincadeiras.

Serviço
Para Onde os Sonhos Vão
Quando: de 1º a 10 de julho
Onde: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Rua da Aurora, 265 – Boa Vista)
Informações e inscrições:
(81) 3355.6870 (Juliana/Mamam) e projetoparaonde@gmail.com
www.facebook.com/projetoparaonde