NOTÍCIAS

| 26.06.15 - 10h05

Atividades no Recife chamam atenção para o Dia Nacional de Combate às Drogas

Para chamar a atenção para as consequências do uso de drogas, a Secretaria de Saúde do Recife está promovendo desde esta quinta-feira (25) ações descentralizadas nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps). Além do Dia Nacional de Combate às Drogas, nesta sexta-feira (26) também foi instituído pela ONU o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas, cujo tema deste ano é “Vamos desenvolver – nossas vidas – nossas comunidades – nossa identidade – sem drogas”.

Os Redutores de Danos do Programa Consultório de Rua farão abordagens de temáticas relacionadas à redução de danos e ao tratamento para drogas. Rodas de conversas serão promovidas com usuários e familiares nos Caps durante todo o dia.

Oficinas lúdicas, culturais e de grafitagem alusivas ao tema junino, mas com o direcionamento voltado a questões de prevenção ao uso de drogas e redução de danos, envolvendo usuários e familiares abriu a programação no Caps Luiz Cerqueira na manhã desta quinta-feira. Ainda hoje, estão sendo promovidas palestras nos Caps René Ribeiro e José Lucena. Este último fez abordagem para os trabalhadores da empresa Datraprev, em Boa Viagem, sobre o uso de drogas e estratégias de tratamento.

Iniciativas - No Recife, vária ações estão sendo executadas para o combate ao uso de drogas. Numa iniciativa que envolve 15 secretarias municipais, em 2013 foi lançado o Plano Municipal de Atenção ao Crack e Outras Drogas. A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, tem promovido ações sistemáticas de redução de danos em grandes eventos.

Entre 2013 e 2015 foram implantadas 02 Equipes de Consultório na Rua (CnR), 24 Leitos Integrais em Hospitais Gerais, 02 Unidades de Acolhimento (Jandira Mansur e Celeste Aída), além da reforma de 90% dos Caps, bem como recomposição das equipes. Os Caps Luiz Cerqueira ampliou atendimento para 24horas, o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Álcool e Outras Drogas (CPTRA) também passará a funcionar 24h na primeira semana de Julho.

 

SERVIÇO - Rede de Saúde Mental do Recife


Além dos 17 Caps (anexo), sendo 6 deles (um em cada região/Distrito Sanitário) exclusivos para o atendimento de pessoas com necessidades advindas do uso de drogas. O serviço disponibiliza 04 unidades de acolhimento (residências transitórias), 24 leitos integrais em hospitais que recebem os usuários encaminhados pelos Caps que dão suporte clínico.

· A capacidade de atendimento por unidade é de 45 usuários/dia. Lembrando que as unidades da saúde municipal atendem o usuário da sua área d​e abrangência

· Também há 06 equipes de Consultório de Rua e 02 equipes de Consultório na Rua (compostas por psicólogos, assistentes sociais e agentes redutores de danos), estas últimas voltadas exclusivamente para usuários moradores de rua em vulnerabilidade social. Os profissionais identificam os usuários de droga e fazem o encaminhamento. ​

· As pessoas que buscam tratamento podem chegar e ser avaliadas pela equipe de qualquer CAPS. Após este primeiro momento, é feito o acolhimento, um atendimento individual, de acordo com cada caso. O quadro do paciente vai determinar se ele permanece no atendimento ou é encaminhado para outro serviço, caso o indivíduo não tenha dependência, mas precise de orientação.

· Os tratamentos oferecidos adotam várias estratégias, entre elas, atividades terapêuticas individuais e em grupo, trabalho com a família, oficinas, visita domiciliar, etc.

 

Caps Infantis

- Os usuários dos Distritos Sanitários I, II e III, até 15 anos de idade, devem ser atendidos no CAPS Zaldo Rocha;
- Os dos usuários dos Distritos IV, V e VI, entre 12 e 18 anos, devem ser atendidos no Clea Lacet;
- No CEMPI, que fica em Jardim São​ Paulo​, devem ser atendidos os pacientes dos Distritos IV, V e VI, até 12 anos.

CAPS Álcool e Outras Drogas de cada Distrito Sanitário

DS 1 CAPS AD Prof Luiz Cerqueira - R Álvares de Azevedo, 80 – Santo Amaro
DS 2 CAPS AD Vicente Araújo - R. Carlos Fernandes, 220 – Hipódromo
DS 3 CAPS AD CPTRA - Av. Rosa e Silva, 2130 – Tamarineira
DS 4 CAPS AD Eulâmpio Cordeiro - R. Rondônia, 100 – Cordeiro
DS 5 CAPS AD Prof René Ribeiro - R. Jacira, 210 – Afogados
DS 6 CAPS AD Prof José Lucena - R. Itajaí, 418 – Imbiribeira