NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.15 - 10h13

Bandeiras dos Santos Juninos desfilam pelas ruas do Recife nesta sexta, 26

img_alt

Concentração acontece a partir das 16h, na Rua da Imperatriz. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Nesta sexta-feira (26), as ruas do centro do Recife serão tomadas pelas bandeiras em homenagem aos santos que compõem o ciclo junino. Com origem no início da década de 1990, o Desfile das Bandeiras dos Santos Juninos tem concentração marcada para 16h na Rua da Imperatriz, em frente à Igreja Matriz da Boa Vista. Às 18h, o cortejo segue para a Ponte da Boa Vista, passando pela Rua Nova e Avenida Dantas Barreto, com destino ao Arraial Almira Castilho, no Pátio de São Pedro. A iniciativa, da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, integra a programação do Ciclo Junino 2015 do Recife.

As bandinhas juninas 19 de Fevereiro, Tropical, Som Brasil, Veneno, Harmonia, as quadrilhas Raio de Sol, Dona Matuta e Mirim Evolução, além de membros da Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco, acompanham as 16 bandeiras. A partir das 18h, o Trio Pé de Serra Harmonia anima o Pátio de São Pedro, preparando o público para receber o desfile.

ORIGEM – Uma das motivações do Desfile das Bandeiras Juninas é manter vivas as manifestações populares típicas do ciclo junino. A inspiração vem principalmente do “Acorda Povo”, um desfile realizado em bairros do Grande Recife e adjacências que costumava acontecer na madrugada do dia 23 para o dia 24 de junho e tinha o intuito de acordar, literalmente, a população para brincar o São João. Os bairros de Santo Amaro, Água Fria e Areias ainda mantém a tradição, com horários adaptados.

Confira o roteiro:

16h Concentração na Rua da Imperatriz, em frente à Igreja Matriz da Boa Vista
18h Saída em passando pela Ponte da Boa Vista, Rua Nova e Avenida Dantas Barreto
19h Chegada ao Pátio de São Pedro

SERVIÇO
Desfile das Bandeiras dos Santos Juninos
Quando: sexta-feira, 26 de junho
Horário: a partir das 16h
Concentração na Rua da Imperatriz – Boa Vista, Recife
Informações: 3355.8193