NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 26.06.15 - 18h05

Jovens vão ser selecionados para oficina de contação de histórias no Parque do Jiquiá

Grupo vai aprender a dramatizar personagens do folclore nordestino

Depois de inscrever estudantes para um curso de Guia Mirim, a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife começa, na próxima semana, a divulgar, nas comunidades do entorno do Parque do Jiquiá, uma oficina de contação de histórias do folclore nordestino voltada para jovens de 16 a 22 anos de idade. A ideia é preparar os dois grupos até setembro para atuar em conjunto no espaço, de 34 hectares, que abriga a Torre do Zeppelin. “Nós vamos até as comunidades da Portelinha, Mangueira, Mustardinha e Zeppelin, além das escolas públicas da região, para chamar os jovens a participar dessa atividade”, diz o gestor do Parque do Jiquiá, Mano Casado.
Segundo o gestor do parque, que também é ator e vai comandar a oficina, seis jovens devem ser selecionados. “A ideia é resgatar o folclore regional numa dramatização que dê um toque lúdico à visitação do parque”, ressalta. “Quando um grupo estiver na trilha com um guia mirim, personagens como a Comadre Florzinha, Saci Pererê, Caipora, Mula sem Cabeça, Curupira aparecem e contam suas histórias. Ao fim da trilha de visitação, o grupo retorna ao ponto de partida, a torre do Zeppelin, onde acontece um espetáculo com todos os personagens reunidos”, afirma Mano Casado.

Para a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim, a intenção é aproveitar a riqueza histórica da área do Parque do Jiquiá atraindo estudantes do ensino fundamental e médio para o local. “O parque é ecológico e tecnológico. Nosso foco é buscar cada vez mais atrativos para que os jovens freqüentem o espaço”, assegura.

Importância - O curso de Guia Mirim do Parque do Jiquiá começa no próximo dia 6 de julho, reunindo 20 estudantes de 12 a 15 anos de idade. Eles vão orientar, a partir de setembro, os visitantes do parque sobre a importância histórica do lugar, onde atracava o dirigível alemão que fazia viagens entre a Europa e o Brasil na década de 1930. A oficina de contação de histórias será iniciada após a mobilização das comunidades do entorno e visitação das escolas, quando as inscrições serão automaticamente abertas. As informações podem ser obtidas no Parque do Jiquiá, das 8h às 17h.