Recife Antigo de Coração fecha o mês de junho
Neste domingo (28), a novidade é o Museu no Recife Antigo, que traz o MAMAM para o Bairro do Recife
Apresentações culturais, artísticas, atividades esportivas e muita diversão para a criançada. É com este perfil que o Recife Antigo de Coração já integra a agenda da população recifense e pessoas de municípios vizinhos, todo último domingo do mês. Neste 28 de junho não vai ser diferente e vai contar ainda com uma grande novidade que passa a fazer parte da programação mensal do projeto: Museu no Recife Antigo.
A ideia é trazer esses espaços culturais para o Bairro do Recife, estimulando o interesse das pessoas e despertando a vontade de desvendar com mais afinco a cultura. Nesta edição, o museu convidado foi o de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), que vai expor o vídeo com a arte de Paulo Meira, das 14h às 18h, na Avenida Rio Branco.
A Feirinha do Bem, montada na Avenida Rio Branco, segue sendo o ponto de arrecadação de alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal para ONGs diversas. Também na Rio Branco e com o objetivo de estimular a solidariedade, será montado um quiosque do Transforma Recife, plataforma de voluntariado lançada pela Prefeitura do Recife para conciliar oferta e demanda de voluntários na cidade. Durante o Recife Antigo de Coração, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará cadastrando cidadãos voluntários.
O Show do Bem, comandado pela cantora Adriana B. que vai receber Gitana Pimentel, e Helô Nascimento e Patusco, no palco Marco Zero, das 10h às 12h.
No palco dedicado ao samba, a cantora Karyna Spinelli traz seus convidados para a Rua da Moeda, das 15h às 18h. Na sequência, tem início o forró comandado por Petrúcio Amorim, das 19h às 21h. O Dançando na Rua traz dançarinos profissionais para a Praça do Arsenal, das 15h às 22h.
Outros ritmos também integram o evento. No palco Marco Zero vai ter: Banda Kartuxo; Andreza Vieira e banda; Grupo Toadas; Quadrilha Junina Bacamarte; Beto do Bandolim; Adiel Luna;e a apresentação cultural que vai circular pelas ruas do Bairro do Recife do grupo Pífano Zabumba do maestro Chimba.
O evento conta ainda com oficina de leitura e desenho, feira de adoção de animais, exposição sobre mergulho em naufrágios, aula de Ioga, arrastão do frevo, além de exposições artísticas. A já tradicional exposição de carros antigos, realizada em parceria com o Clube dos Automóveis de Pernambuco, ligada à Federação Brasileira de Veículos Antigos, acontece normalmente, das 14h às 18h, na Rio Branco.
Crianças poderão se esbaldar no polo infantil, que fica sempre na Avenida Alfredo Lisboa, disponível das 8h às 18h. Vai ter recreação, campeonato de futebol de botão, exposição de álbum de figurinhas, contação de histórias e oficinas de pinturas e colagem.
Não vão faltar opções para que aqueles que gostam de se exercitar e querem praticar atividades esportivas. O polo esportivo oferecerá as mais variadas modalidades, como futebol, vôlei, basquete de rua, parkour, patinação artística e tênis na Marquês de Olinda; futebol americano e baseball na Avenida Rio Branco; além de badminton e slackline na Rua Dona Maria César. Na Rua do Bom Jesus vai ter futebol freestyle (estilo livre), das 11h às 18h, onde também acontece o aluguel de bikes e patins.
RECIFE RECEBE
Nesta edição, o Recife Recebe traz o município de Cabo de Santo Agostinho, referência histórica da formação geológica do planeta. O Cabo é reconhecido como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura entre os continentes. E é também a única região em todo Brasil onde afloram rochas graníticas da idade cretácea de 102 milhões de anos.
Recheada de atrativos naturais e um acervo de grande valor histórico-cultural, o município será exposto no Recife Antigo, das 8h às 18h, na Avenida Rui Branco. Quem for conferir o espaço, vai poder conhecer um pouco mais do artesanato, gastronomia e sobre suas nove paradisíacas praias cabenses.
MÚSICA NAS IGREJAS
A quarta edição do projeto volta à Madre de Deus, no Bairro do Recife. O concerto será realizado pela Orquestra Musical Life, um decateto de cordas que executará do pop ao clássico, das 17h às 18h.
Confira a programação completa
Museus no Recife Antigo - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h
Recife Recebe: Cabo de Santo Agostinho - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h
POLO INFANTIL (Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h)
Recreação Brincando na Rua
Campeonato de Futebol de Botão
Exposição de álbum de figurinhas
Contação de histórias (das 10h, 13h, 15h e 17h)
Oficinas de pinturas e colagem (das 10h, 13h, 15h e 17h)
POLO ESPORTIVO
Futebol Freestyle - Rua do Bom Jesus, das 11h às 18h;
Futebol Americano - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Baseball - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Aluguel de bike e patins - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;
Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h
Badminton - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h);
Parkouer - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h);
Basquete de Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h);
Tênis - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h);
Patinação Artística - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h);
Intercâmbio Internacional de Vela - Rio Capibaribe, das 8h às 12h;
POLO CULTURAL, ARTISTÍCO E DE LAZER
Associação EmpreendeLer - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Ação do Coração da Organização Auxílio Fraterno (OAF) - Avenida Rio Branco das 8h às 12h;
Cantinho da CEPE - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Aulão de ioga - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Centro de Mergulho Aquático - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Transforma Recife e Feirinha do Bem - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Arrastão do Frevo - Marco Zero, a partir das 16h;
Feira de Adoção de Animais - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h;
Exposição de Carros Antigos - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h;
Som Eletrônico - Palco Marco Zero, das 8h30 às 9h30
Show do Bem com Adriana B. e convidados - Palco Marco Zero, das 10h às 12h;
Grupo Toadas - Palco Marco Zero, das 14h às 15h;
Andreza Vieira e banda - Palco Marco Zero, das 15h15 às 16h10;
Quadrilha Junina Bacamarte - Palco Marco Zero, das 16h30às 17h30;
Beto do Bandolim - Palco Marco Zero, das 18h às 19h;
Adiel Luna - Palco Marco Zero, das 19h30 às 20h30;
Pífano Zabumba do Mestre Chimba - Ruas do Recife Antigo, a partir das 14h;
Karynna Spinelli e convidados - Rua da Moeda, das 15h às 18h;
Petrúcio Amorim e convidados - Rua da Moeda, das 19h às 21h;
Banda Kartuxo - Rua da Moeda, das 21h30 ás 22h30;
Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 15h às 22h.