Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.17 - 15h04

Festejos juninos se despedem do Sítio Trindade

img_alt

Depois de 14 dias de muita festa, shows, concurso e mostra de quadrilhas juninas, o último dia de forró no Sítio Trindade teve programação para todas as idades. Mas a festa na cidade continua até o dia 1º de julho (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No último dia da diversificada e autêntica programação montada pela Prefeitura do Recife para o maior arraial da cidade, não faltou animação e forró. Ao todo, o Sítio Trindade ofereceu 14 dias de festa para toda a família, com shows de grandes artistas no palco principal e na Sala de Reboco, além do 33º Concurso de Quadrilha Juninas do Recife e da 4ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis.
 
O Ciclo Junino segue com muita festa na cidade até o próximo dia 1º. Os recifenses ainda vão poder celebrar o padroeiro dos pescadores, com shows no Pátio de São Pedro, entre os próximos dias 28, 29 e 30 de junho, e em Brasília Teimosa, no dia 29. No dia 1º, serão realizadas as três festas nas ruas vencedoras do concurso cultural Eu Amo Minha Rua, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.
 
No Sítio Trindade, os forrozeiros custavam a aceitar que era hora de arrastar o pé para casa. E fizeram questão de aproveitar cada pedacinho da programação, que começou no palhoção das quadrilhas, com muita fofura junina, na quarta edição da Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis. 
 
Com o tema Se for melhor dançar São João, levante-me, a quadrilha mirim Matutinho Dançante, do Ibura, abriu o último dia de apresentações. Depois dela, a quadrilha Mirim Trapiá Pernambucana, de Jaboatão dos Guararapes, apresentou o tema Ser criança é ser bom, bom, trazendo os personagens do conto clássico João e Maria para brincar o São João no Recife.
 
Terceira a se apresentar na segunda e última noite da mostra, a Junina Fusão, do Alto de Nossa Senhora de Fátima, adoçou o palhoção com o tema Como é doce ser criança, que contou a história do algodão doce, adicionando muita fantasia à receita. A Mirim Flor de Maracatu, que veio dos Bultrins, em Olinda, recriou a roça no palhoção do Sítio Trindade, com o tema Casamento do interior.
 
A quinta apresentação da noite foi da Quadrilha Menezes da Roça, que levou pra o palhoção o tema Se essa rua fosse minha, numa explosão colorida de tradições juninas, arrancando longos e vigorosos aplausos da platéia. A mostra encerrou com a apresentação da Quadrilha Junina infantil Brincant's Show, com o tema Você não sabe da missa um terço.
 
Mas o forró continuou. Na sala de Reboco, os apaixonados pelo típico forró pé de serra curtiram os shows de André Lins, Trio Expresso, Forró Quentinho, Cilene Araújo e Chico Balla.
 
No palco principal, a derradeira noite foi animada. Abriu com o cantor Adiel Luna e seguiu com Aluízio do Acordeon e banda e Fabiana Pimentinha. Nando Cordel subiu ao palco pontualmente às 9h40, anunciando que o dia era de folia, com a canção que fez um enorme sucesso na voz de Xuxa. E seguiu cantando vários de seus sucessos, com o público acompanhando cada verso num animado coro.Para terminar o tradicional São João do Sítio Trindade, a cantora Nádia Maia embalou os casais que não cansavam de dançar bem agarradinhos.
 
A empresária Silvana Medeiros, 37 anos, aproveitou a última chance do ano para conhecer a festa do Sítio Trindade com a filha Letícia. "Morávamos em São Paulo e nunca assisti uma quadrilha, me surpreendi muito com as apresentações. Lá, frequentávamos quermesse e aqui fomos surpreendidos com esta grande festa."
 
Para a recifense Maria Auzeni, de 32 anos, a cada ano, o São João do Recife revela uma nova surpresa. "Venho todo ano acompanhar a festa junina no Sítio e a cada ano está melhor! Tudo incrível: quadrilhas, apresentações e organização."
 
Diana Goulart, 35 anos, que se mudou para Recife há pouco mais de um ano, escolheu comemorar seu aniversário com muito forró no Sítio Trindade. "Estou adorando meu aniversário. Nasci no dia de São João e amo essa festa. Como sou de Porto Alegre, nunca consegui comemorar a data dançando forró. Isso é maravilhoso, todas as tribos participando e se divertindo juntas é fantástico. Não poderia ter um aniversário mais animado".
 
A moradora do Rio de Janeiro, Marcelle Chicre, de 35 anos, ficou encantada com o São João do Recife. "Já vim várias vezes na cidade, mas nunca na época Junina. Estou adorando a experiência. Lá no Rio temos forró nas tradicionais feiras, mas é diferente. Não tem nem comparação.”
 
Confira a programação dos próximos dias:
 
 
Pátio de São Pedro
 
Dia 28 de Junho
 
17h30 - Quadrilha Junina Rosa Linda, Linda Rosa
19h - Família Salustiano e a Rabeca Encantada
20h - Lia de Itamaracá
21h - Rogério Rangel
22h40 - Maciel Melo
 
Dia 29 de Junho
17h - Dona Glorinha do Coco
18h - Geraldinho Lins (com participação especial de Petrúcio Amorim)
19h10 - Cristina Amaral
20h20 - Alcymar Monteiro
21h30 - Genival Lacerda
22h50 - Dino Braia
 
Dia 30 de Junho
19h - Festa do Fogo
 
 
Brasília Teimosa
 
Dia 29 de Junho
9h - Grupo de Bacamarteiros Rei do Cangaço
14 - Procissão
18h - Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas
18h30 - Quadrilha Junina Lumiar
19h - Edmilson do Pífano
20h20 - Novinho da Paraíba
21h40 - Michelle Monteiro
23h - Cristina Amaral
 
 
Eu Amo Minha Rua 
 
Dia 1º de julho - Três arraiais nas ruas vencedoras