Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 26.06.20 - 10h47

PCR amplia sanitização para os parques, praças e orla da cidade

img_alt

Para garantir mais segurança na reabertura desses espaços para caminhada, corrida e bicicleta, prefeito Geraldo Julio anunciou desinfecção nos grandes parques, na orla e na Beira Rio. Desde março, já foram feitas mais de 45 mil visitas para sanitização (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A partir desta sexta-feira (26), a Prefeitura do Recife passa a incluir mais espaços públicos no roteiro de sanitização contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta manhã pelo prefeito Geraldo Julio. Serão incluídos no roteiro dos agentes de saúde ambiental da Prefeitura do Recife grandes parques como Macaxeira, Caiara, Jaqueira, 13 de Maio, além da Orla e da Beira Rio, na Torre. A estratégia de desinfecção de espaços públicos, que já fazia parte do Plano de Enfrentamento à Covid-19, agora também está desempenhando papel essencial no Plano de Convivência com a doença, com a reabertura desses espaços para caminhadas, corridas e pedalada.

O prefeito Geraldo Julio falou sobre o reforço da sanitização na cidade. “Com a reabertura dos parques e da praia, nós vamos iniciar um trabalho de desinfecção dos grandes parques da cidade, como o parque da Jaqueira, o da Macaxeira, o Dona Lindu, Caiara, Santana, o 13 de Maio, a Orla e também a Beira Rio. O processo de sanitização, que é feito por meio de bombas que são instaladas em caminhonetes e pelos agentes da saúde ambiental, já é realizado todas as noites, em áreas de grande circulação da cidade, como os mercados, as feiras, as ruas do comércio e também nos terminais. Sabemos que a sanitização ganha ainda mais importância com a abertura das atividades. Assim como o uso da máscara, a higiene das mãos e a distância do outro. Fazer a desinfecção agora é ainda mais importante”, disse o prefeito.

Entram na lista de locais a serem visitados pelas equipes de Vigilância Ambiental o Sítio Trindade (Casa Amarela), os Parques da Jaqueira, da Macaxeira, Robert Kennedy (Ipsep), Caiara (Iputinga), Arnaldo Assunção (Engenho do Meio), Apipucos e Arraial do Forte (Cordeiro).  Já faziam parte do roteiro de desinfecção os Parques Dona Lindu (Boa Viagem), Treze de Maio (Santo Amaro) e Santana, além das Praças Maciel Pinheiro, do Derby, do Diario, do Hipódromo, da República, da Várzea, Pracinha de Boa Viagem, entre outras. Ao todo, serão sanitizadas, diariamente, mais de 30 praças e parques.

COMÉRCIO - Com a reabertura do comércio no centro da cidade, na última semana cerca de 30 vias comerciais da área central também entraram no roteiro dos Agentes de Saúde Ambiental. Desde março, as equipes visitam pontos como unidades de saúde, de assistência social, mercados e feiras Públicas, terminais de ônibus, agências da Caixa Econômica e locais de distribuição de cestas básicas, entre outros pontos de circulação de pessoas. Nesse período já foram aplicados mais de 368 mil litros da solução desinfetante nos mais de 700 locais visitados.

O Recife foi a primeira capital do Nordeste a utilizar a sanitização em lugares públicos. O processo consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. O cronograma das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, em regime de plantão, garantindo segurança aos frequentadores dos espaços.