Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.06.20 - 16h14

PCR entrega máscaras em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

img_alt

Ação da Prefeitura do Recife entrega 500 máscaras de tecidos com as cores da diversidade aos usuários do Centro de Referência em Cidadania LGBT (Foto: Divulgaçāo)

 

Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado no próximo dia 28 de junho, a Prefeitura do Recife inicia a entrega de 500 máscaras de tecido para usuários e visitantes do Centro de Referência em Cidadania LGBT. A proteção para a população é temática e colorida com as cores da diversidade.  A iniciativa é realizada pela Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife. Diante da pandemia de covid-19, o Centro  de Referência em Cidadania LGBT do Recife está funcionando das 9h às 15h, as segundas, quartas e sextas-feiras. O equipamento está localizado na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista.

Para Alexia de Oliveira, usuária do Centro LGBT, a iniciativa permite não só a proteção, mas também exibir o orgulho pelo movimento. "Além de nos proteger quando precisamos sair de casa, a máscara exibe as cores do nosso movimento e nós podemos mostrar o nosso orgulho, lutando contra a discriminação sempre", afirmou.
 
O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife trata-se de equipamento para atendimento à população LGBT do município e, desde o início do isolamento social, o equipamento tem garantido atendimento e auxílio à população LGBT com o maior grau de vulnerabilidade. Além de orientação e encaminhamentos para casos de violência e violação de direitos, o  público atendido também tem recebido, durante a pandemia, cestas básicas emergenciais, material de higiene pessoal e, agora, máscaras de proteção.
 
Wellington Pastor, gerente de Livre Orientação Sexual do Recife (Glos), acredita que é essencial seguir as medidas de proteção determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "Além do distanciamento corporal, a máscara também é um importante instrumento de proteção ao covid-19, bem com um maior cuidado no processo de higienização das mãos. Juntas, essas medidas são capazes de salvar muitas vidas diariamente", afirmou o gestor.

O Centro LGBT é espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Com equipe multiprofissional formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, a unidade tem cerca de dois mil usuários cadastrados e já realizou mais de oito mil atendimentos.
 
ORGULHO - Mundialmente, o movimento LGBT celebra o dia 28 de junho em decorrência da Rebelião de Stonewall, que foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York, em 1969, no Bar Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos. Esses motins são considerados eventos importantes para comunidade LGBT, pois impulsionaram o movimento moderno para luta pelos direitos civis da população LGBT, bem como o surgimento da Parada Gay no mundo inteiro.