NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.12 - 12h51

Cine Sanear é oferecido para crianças da Mustardinha

Cerca de sessenta meninos e meninas, dos quatro aos 12 anos, do bairro da Mustardinha, acompanham na noite desta quinta-feira (26), a partir das 18h, mais uma edição do projeto Cine Sanear. A sessão de cinema infanto-juvenil será exibida num toldo instalado na Rua Major Mario Portela, esquina com o muro do SESI do bairro. No encontro, serão exibidos os curta-metragens “Lixo no lixo”, “A turma do professor Sassa”, “Mina – A amiga da água” e ‘Economizar água com a turma da Mônica”.

A atividade faz parte da campanha de educação ambiental “Simbora meu povo, mudar pra valer”, que inclui gincanas, oficinas de fotografia e reciclagem e visitas porta a porta, e acontece na localidade pela autarquia de Saneamento do Recife deste do mês de junho. O principal objetivo da campanha é mobilizar as comunidades beneficiadas pela Prefeitura do Recife com obras de saneamento integrado para a importância da preservação ambiental.
 
Descarte adequado do lixo domiciliar, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e cuidados para não obstruir caneletas e canais são exemplos de temas repassados e debatidos com os moradores de cada área.

No último dia 19, foi promovida uma gincana ambiental entre as crianças e adolescentes do bairro. Elas executaram tarefas sobre meio ambiente, água, lixo, coleta de óleo de cozinha e esgotamento sanitário.

No caso da Mustardinha, a administração municipal, por intermédio da Sanear, realizou, entre 2009 a 2011, uma série de obras na localidade, como pavimentação, drenagem e recuperação do sistema de esgotamento sanitário de quatro ruas, beneficiando 12,3 mil moradores.
 
O resultado e as premiações da gincana, que vão marcar o encerramento da ação “Simbora meu povo, mudar pra valer”, estão previstos para o dia 31 de julho, às 16h, também no toldo da Rua Major Mário Portela. A festa também vai contar com apresentações culturais e exposição das fotos tiradas por crianças e jovens que participaram de oficinas de fotografia. A próxima comunidade que receberá a ação educativa da Prefeitura do Recife/Autarquia Sanear será o bairro da Mangueira. As atividades terão inicio no mês de agosto.