NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.12 - 13h20

Recife lidera ranking de geração de postos de trabalho no semestre

No acumulado dos primeiros seis meses de 2012, o município teve destaque dentre as capitais nordestinas e as cidades pernambucanas
 
O Recife fechou o primeiro semestre do ano com saldo de 10.631 empregos formais gerados. Com esse resultado, mais uma vez, a cidade obteve destaque no ranking de geração de postos de trabalho com carteira assinada dentre as demais capitais nordestinas e os municípios pernambucanos, reafirmando sua importância sobre o mercado de trabalho regional. Essas informações fazem parte do Boletim Informativo mensal do Mercado de Trabalho do Recife, lançado nesta quinta-feira (26).
 
A fonte de dados utilizados para elaboração da publicação foi proveniente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego do mês de junho, comparado as informações ao mês e anos anteriores.
Segundo o Boletim, o saldo celetista computado na capital pernambucana superou os resultados obtidos por Salvador, com 8.470 vagas; Fortaleza, 8.020; e Aracaju, 4.499. Na lista dos dez municípios de Pernambuco com maior saldo de empregos, o desempenho do Recife também ultrapassou o de Petrolina (8.211), Jaboatão dos Guararapes (4.966) e Ipojuca (3.767).

Em 2012, considerando o acumulado dos seis meses, o Recife foi responsável por 25,9% dos empregos acrescidos na economia nordestina, ocupando ainda o primeiro lugar no ranking. Pode-se constatar ainda que desde 2011, o mercado recifense tem sido responsável por, pelo menos, um quarto das novas vagas de emprego geradas pela soma das capitais da Região.

O Boletim Informativo é um dos produtos elaborados pelo Observatório do Trabalho, projeto do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que visa subsidiar Governos Municipais e Estaduais na produção e acompanhamento de indicadores sobre o mercado de trabalho. O projeto foi implantado no município por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O documento completo pode ser acessado através do portal do Observatório do Trabalho do Recife.