NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.13 - 15h10

Duzentos alunos da rede municipal do Recife apresentam-se na SBPC Jovem

[caption id="attachment_36693" align="alignnone" width="680"] Estudantes das Escolas Municipais Alto Santa Terezinha e Antônio Tibúrcio se apresentaram para o público da SBPC Jovem.
(Foto:Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Estudantes dos Programas Bairro Escola, Mais Educação e Escola Aberta levaram espetáculos de música e dança para a 65ª Reunião Anual da SBPC, no Campus Recife da UFPE

Cerca de 200 alunos do Bairro Escola e programas Mais Educação e Escola Aberta, da Secretaria de Educação do Recife, participam da SBPC Jovem com apresentações artísticas. Corais, bandas e grupos de dança movimentam a programação do evento, realizado na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com repertório que inclui canções de intérpretes como Ana Carolina e Lenine, 30 estudantes das Escolas Municipais Alto Santa Terezinha e Antônio Tibúrcio cantaram, na manhã desta quinta-feira (25), para o público presente na quadra do Colégio de Aplicação da UFPE, que abriga a SBPC Jovem.

As apresentações culturais com os 200 alunos do Bairro Escola contam com grupos das Escolas Municipais Alto Santa Terezinha e Antônio Tibúrcio (no Alto Santa Terezinha), Pastor Paulo Leivas Macalão (Alto José Bonifácio), Cidadão Herbert de Souza (Santo Amaro), Maria Sampaio Lucena (UR-1 Cohab), Professor Júlio de Oliveira (Imbiribeira), Antônio Farias Filho (San Martin) e Alto do Pascoal.

Para o coordenador musical do Bairro Escola da Secretaria de Educação, Flávio Andrade, a chance de se apresentar para um público amplo valoriza o papel da arte na vida dos estudantes. “A participação dos nossos alunos na SBPC Jovem só reforça a necessidade de desenvolver mais atividades lúdicas, pois elas auxiliam na formação do caráter e da postura, além de afastá-los das drogas e da violência”, considera.

“Estou muito feliz me apresentar aqui, me sinto realizada. Cantar em público e conhecer a universidade é muito bom. No futuro, quero cursar canto aqui na UFPE e me tornar cantora profissional”, comentou a estudante Juliana Rodrigues, 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Antônio Tibúrcio.

MAIS AÇÕES – Alunos da rede municipal também participam da exposição de robótica e automação montada no estande da Prefeitura do Recife na reunião da SBPC. Estudantes das Escolas São Cristóvão e Municipal da Guabiraba mostram seus trabalhos na área, realizados numa parceria com o Centro Marista Circuito Jovem do Recife. O espaço ainda possui uma mostra dos softwares que vão ser usados nos 16 mil tablets utilizados pelos estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal do Recife a partir de agosto próximo.

Cerca de 6 mil educadores da rede municipal também marcam presença na 65ª Reunião Anual da SBPC. Eles assistem a palestras, oficinas e minicursos desde a última segunda-feira (22), atividades que contam como formação continuada para os docentes.