NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.13 - 16h42

Prefeitura retira fiteiros instalados no entorno de escolas

[caption id="attachment_36749" align="alignnone" width="680"] Dois bairros da Zona Norte receberam a ação nesta sexta-feira. (Foto:: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou, na manhã desta sexta-feira (26), a retirada de 11 fiteiros instalados no entorno de Escola Estadual José dos Anjos, em Dois Unidos. Outros dois fiteiros serão retirados ainda hoje do entorno da Escola Pedro Augusto Carneiro, em Beberibe. Com essa operação, já são 83 equipamentos desse tipo tirados dos arredores de unidades de ensino do Recife este ano.

A ação é realizada pela Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e de Operações (Seop), e conta com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU), Guarda Municipal, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

A medida cumpre recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), baseada na Lei Estadual nº 10.454/1990, que proíbe atividades nocivas no entorno de unidades de ensino. “Dois Unidos faz parte da lista de bairros que é prioridade no Pacto Pela Vida do Recife e esta medida contribui não só com a mobilidade ou o controle urbano, mas também com a diminuição da violência", afirmou a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. A operação também visa desobstruir o passeio público e devolver a calçada aos pedestres.

Os proprietários dos equipamentos foram alertados da operação durante vistorias realizadas desde o início deste ano e contribuíram com a retirada dos equipamentos. A Secon também disponibilizou transporte para encaminhar as barracas para o endereço informado pelos proprietários.

Esta é a terceira ação de remoção de fiteiros e barracas no entorno de escolas este ano. Em abril, 36 equipamentos foram removidos da calçada da Rua Uriel de Holanda, em frente à Escola Estadual Pedro Celso, no bairro de Beberibe. Em julho, 34 equipamentos foram retirados do entorno de quatro instituições localizadas no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.