NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 26.07.15 - 16h09

Encerramento da 4ª Campus Party Recife conta com anúncio dos vencedores do Hacker Cidadão

img_alt

Cerimônia foi realizada na noite deste sábado (26), no Centro de Convenções de Pernambuco. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Durante a cerimônia de encerramento da 4ª Campus Party Recife, foram anunciados os sete vencedores da maratona de programação Hacker Cidadão 3.0: Otacílio dos Santos, com o projeto MãeConecta, dentro do tema Mãe Coruja; Cristovam Araújo e Angélica Lopes, com o projeto Meu Diário Oficial, no tema: Diário Oficial; Adriel Café, com o projeto RECIFE Bom de Bola, dentro do tema: Recife Bom de Bola; Daivid Vasconcelos com o projeto Safe Environment, no tema meio ambiente; Victor Vernilli com o projeto Cidade Consciente, dentro do tema Recife Acessível; Marcos Ramos com o projeto Website Recife Conte Comigo, no tema Recife Conte Comigo); e Yelken Gonzales com o projeto Polícia Virtual, no tema Pacto Pela Vida.

 "Estou muito feliz. Acho que acessibilidade é um tema pouco explorado e acho importante utilizar a tecnologia para ajudar a melhorar a vida das pessoas", disse um dos vencedores, Victor Vernilli. Os sete premiados ganharam notebooks, smartphones, X-Boxs, pacotes de viagem e Smarts TVs.

Durante a entrega dos prêmios, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Recife, Luiz Neto, destacou a satisfação da Prefeitura do Recife em receber a Campus Party pela quarta vez. "Estamos muito felizes porque a Campus Party trabalha com as ações que a Prefeitura pensa para o futuro dos recifenses", disse. Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo coordenou as ações integradas de sete secretarias do município reunidas em um estande no espaço Open.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, que ressaltou a expectativa para a realização da quinta edição do evento no Recife no próximo ano. "Será ainda muito melhor", disse. Ao todo, o evento atraiu visitantes de 26 estados e contou com mais de 250 atividades e 224 palestrantes, que foram responsáveis pelas mais de 300 horas de conteúdo.

HACKER CIDADÃO - O projeto que ganhou na categoria Mãe Coruja criou um aplicativo que concentra diversas informações sobre pré-natal, cuidados da saúde da mãe e do bebê e ainda permite que o usuário possa interagir com os médicos da Prefeitura, enviando dúvidas por meio do app. Já o ganhador no tema Diário Oficial, produziu um aplicativo para dispositivos móveis onde o cidadão pode ter acesso à publicação, realizar pesquisas por palavra-chave e cadastrar filtros, no intuito de receber alertas no celular quando algum termo cadastrado estiver presente no Diário Oficial publicado.

“O resultado foi o melhor dos últimos três anos. Acreditamos que a dinâmica dos temas e dos personagens que a gente criou, direcionou para uma problemática real. Isso refletiu diretamente na quantidade e na qualidade dos projetos. Eu julguei a categoria Diário Oficial, foram sete trabalhos muito bons, que podem com certeza ser utilizados pela Prefeitura e pelo cidadão”, afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

O conceito de pesquisa Living Labs (laboratório vivo, em português), que prevê a construção de soluções com a participação de todos os atores envolvidos na questão apresentada,foi a base do concurso. O conceito estimula a colaboração dos cidadãos, facilita e acelera a criação e promove a sustentabilidade de novos mercados e modelos de negócio.

Para cada tema uma comissão julgadora composta de até quatro pessoas, ligadas aos programas da PCR e à Emprel, assistiram a apresentação dos competidores. Cada equipe teve cinco minutos para mostrar o seu projeto. Os principais critérios de avaliação foram inovação, usabilidade, design e adequação ao tema. Os vencedores ganharam notebooks, smartphones, X-Boxs, pacotes de viagem e Smarts TVs. 

A ação também conta com apoio do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural Pernambuco, Centro de Estudos e Serviços Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e Células Empreendedoras.

Negócios - Após o término da Campus Party, a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo irá incentivar os projetos a se profissionalizarem, realizando junto com a Emprel um trabalho de consultoria através das incubadoras de negócios, que tem previsão de ser iniciada no primeiro semestre de 2016. Para participar, não é preciso ter ganhado o desafio, somente ter participado e entregado o projeto durante o evento. Mais informações no telefone: 3355.9045