NOTÍCIAS

Lazer | 26.07.15 - 20h14

Mesmo sob chuva, Recife Antigo de Coração garantiu lazer neste domingo

img_alt

Bike Polo, Museu no Recife Antigo e muito mais no projeto que tem como objetivo fazer com que o cidadão vivencie a cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

Nem mesmo a chuva que caiu sob a cidade neste domingo (26) conseguiu tirar o brilho da 29ª edição do Recife Antigo de Coração. O projeto já consagrado, que faz parte da agenda cultural do cidadão contou com uma programação mais que especial, estreando uma nova modalidade no polo esportivo, o Bike Polo, e também o projeto Museu no Recife Antigo, que leva parte do acervo dos museus até o Bairro do Recife, estimulando o interesse das pessoas em conhecer os espaços culturais.

O Recife Antigo de Coração é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e tem como principal objetivo fazer com que os cidadãos vivenciam a cidade, transformando o Bairro do Recife em um grande parque, sempre no último domingo de cada mês.

O Museu no Recife Antigo passa a acontecer agora em todas as edições, sempre na Avenida Rio Branco, das 14h às 18h. A pedagoga Rebeka Amazonas, 27, nunca foi ao Murillo La Greca e a visita no estande montado pela prefeitura despertou esse interesse. "Achei muito válido porque traz para a gente esse conhecimento. Muitas vezes a gente nem sabe onde ficam os museus da nossa própria cidade, a gente muitas vezes nem tem noção da riqueza cultural que guardamos", afirmou. 

Nesta edição, os escolhidos foram o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e o Murillo La Greca. "Muitas vezes falta interesse de visitar esses espaços porque a gente nem imagina o que eles têm. É muito mais cômodo despertar essa vontade de conhecer depois que algo é trazido até nós", comentou o vendedor Cleiton Júlio, 20.

Ainda na Avenida Rio Branco teve um espaço dedicado ao dia da mulher negra, latino-americana e caribenha; oficina de colorir; cantinho dedicado à leitura; aulão de respiração e ioga; exposição sobre mergulho aquático.

A solidariedade marcou presença no evento, com a feirinha do Bem e o estande do Transforma Recife, para arrecadação de mantimentos para ONGs da cidade e cadastro de novos voluntários. Ainda com o foco na ajuda ao próximo, a cantora Adriana B. promoveu o seu Show do Bem, no Marco Zero. Também teve o arrastão do frevo, Adiel Luna, Márcia Pequena e Iran Carlos.

A família da representante comercial Liliane Alves, 35, curtiu o projeto durante quase todo o dia. Chegaram pela manhã e passaram por todos os polos. "Trouxe meu filho, sobrinho, avó, todo mundo. Esse projeto já faz parte da nossa agenda, é um evento muito democrático, acho maravilhoso e divertido", comentou.

A cantora Karynna Spinelli garantiu o samba na Rua da Moeda. Ainda na programação deste polo teve o cantor Petrúcio Amorim, em uma homenagem a Dominguinhos, é show de Maciel Melo. Os amantes da dança tiveram seu especo garantido na Praça do Arsenal, no projeto Dançando na Rua.

No polo esportivo, apesar da grande novidade ter sido o Bike Polo - esporte realizado com bicicletas substituindo cavalos e os competidores devem marcar gols golpeando, com um taco, uma pequena bola -, teve também futebol freestyle, futebol americano, baseball, parkour, tênis, slackline, patinação artística, vôlei e muito mais.

A criançada aproveitou o polo na Avenida Alfredo Lisboa com recreação, campeonato de futebol de botão, exposição de figurinhas, oficinas de pintura e colagem e contação de histórias.

Hub da TAM

Esta edição do Recife Antigo de Coração teve uma decoração especial. Com a capital na disputa para receber o HUB da TAM, todo o bairro do Recife contou com marcas fazendo alusão à campanha #HubTAMnoRecife. Teve também espaço para as pessoas tirarem compartilhando a hashtag e colaborando com a campanha.

Recife Recebe

Os municípios de Lagoa dos Gatos, Panelas e Agrestina foram convidados para participar do Recife Antigo de Coração deste mês. Além da divulgação dos atrativos turísticos de cada cidade, o encontro também mostrou um novo projeto desses municípios, que é a Rota 104.

A Rota 104 surgiu há dois anos, no município de Agrestina, mas só se tornou realidade este ano. Com uma extensão de 134 km, em Pernambuco, a BR 104 corta os municípios de Taquaritinga do Norte, Toritama, Caruaru, Agrestina, Cupira, Panelas e Quipapá. A ideia deste projeto é reunir em um único roteiro opções de transporte, hospedagem, alimentação, serviço de atendimento ao turista, lazer e compras, divulgando os destinos turísticos do Interior.

Música nas Igrejas

Na edição deste domingo (26), o Música nas Igrejas foi até o bairro de Beberibe, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. A Orquestra Musical Life executou um decateto de cordas do pop ao clássico. O concerto foi gratuito.