NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 26.07.16 - 15h23

Conecta Recife chega à 117 pontos e 35 bairros do Recife

 
Com a expansão, agora são 117 pontos espalhados em toda a cidade. Pelo menos, 200 mil pessoas que utilizam os locais serão beneficiadas com a iniciativa
 
 
Em menos de dois meses, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), anuncia uma nova expansão no serviço de internet wi-fi gratuita para a população. O Conecta Recife atende agora os recifenses que utilizam as unidades de saúde e três locais com grande utilização receberam um reforço. São 19 policlínicas e Upinhas e locais como os Parques da Jaqueira e Macaxeira. Agora, ao todo, são 117 pontos em 35 bairros do Recife e todas as Regiões Política-administrativas (RPAs) atendidas.
 
As unidades beneficiadas com um ponto de wi-fi cada, são: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério); Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Linha Do Tiro); Upinha Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela); Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados); Upinha Desembargador José Manoel de Freitas Ur4/Ur5 (Cohab); Upinha Acs Maria Rita da Silva (Córrego Do Euclides/Alto José Bonifácio); Upinha Dom Hélder Câmera (Nova Descoberta); Policlínica do Pina (Pina); Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto); Policlínica Lessa de Andrade (Madalena); Policlínica Professor Waldemar de Oliveira (Santo Amaro); Policlínica Gouveia de Barros (Boa Vista); Policlínica Albert Sabin (Tamarineira); Maternidade Bandeira Filho (Afogados); Policliníca Salomão Kelner (Água Fria); Policlínica Arnaldo Marques (Ibura); Centro de Saúde Bido Krause (Totó); Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte) e; Centro de Saúde Dr. José Dustan (Iputinga).         
 
Mais de 200 mil pessoas usam os serviços das unidades de saúde por mês e serão beneficiadas. A ampliação foi realizada utilizando a infraestrutura já existente nos prédios públicos, com tecnologia de internet sem fio indoor, diferente dos demais pontos que se localizam em espaços públicos abertos. O sinal fica localizado nas salas de espera, para atender pacientes e acompanhantes.
 
O Parque da Jaqueira, Marco Zero e o Mercado de Casa Amarela que já registram uma grande utilização do serviço, receberam, cada um, mais um ponto de wi-fi. O serviço no Parque da Macaxeira é novo e o local entra na lista de lugares públicos com internet sem fio.
 
Os pontos foram escolhidos visando incluir digitalmente o cidadão, principalmente nos equipamentos da PCR, que recebem dezenas de pessoas diariamente. A Upinha da Guabiraba foi a primeira unidade de saúde a receber o serviço. O sucesso na utilização fez com que a Emprel decidisse ampliar e investir  ainda mais nesses locais. Agora, são 20 unidades de saúde contempladas, cumprindo com o anúncio feito no primeiro semestre de 2016.
 
"No fim de maio, já havíamos anunciado um acréscimo outros 19 pontos e prometido a inclusão das unidades de saúde para até o fim do ano. O benefício chegou pelo menos cinco meses antes do programado. Os novos locais representam ainda mais inclusão digital para as pessoas que mais precisam", afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.
 
MUDANÇA - Também foi anunciado no último mês de maio diversas mudanças no Conecta Recife. Além dos novos pontos de acesso em locais como o Compaz do Alto de Santa Terezinha, o usuário não precisa mais realizar o cadastro para utilizar o serviço e a velocidade passou de 640 Kbps para 1 Mbps. O tempo de navegação também foi ampliado de uma para duas horas ininterruptas e todos os pontos receberam novos equipamentos e antenas, o que melhora a qualidade do sinal. Desde o anúncio, o número de usuários subiu de 6 mil para 8 mil por dia, representando um crescimento de 36,5%.


Novos locais: 

- Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério)
- Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro)
- Upinha Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela)
- Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados)
- Upinha Desembargador José Manoel de Freitas Ur4/Ur5 (Cohab)
- Upinha Acs Maria Rita da Silva (Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio)
- Upinha Dom Hélder Câmera (Nova Descoberta)
- Policlínica do Pina (Pina)
- Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto)
- Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)
- Policlínica Professor Waldemar de Oliveira (Santo Amaro)
- Policlínica Gouveia de Barros (Boa Vista)
- Policlínica Albert Sabin (Tamarineira)
- Maternidade Bandeira Filho (Afogados)
- Policliníca Salomão Kelner (Água Fria)
- Policlínica Arnaldo Marques (Ibura)
- Centro de Saúde Bido Krause (Totó)
– Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte)
- Centro de Saúde Dr. José Dustan (Iputinga)
- Parque da Macaxeira
 
Locais que receberam reforço:

- Marco Zero
- Mercado de Casa Amarela
- Parque da Jaqueira