Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.18 - 15h43

Banda Sinfônica tem novo encontro marcado com recifenses na noite de hoje (26)

img_alt

Concerto gratuito, oferecido pela Prefeitura do Recife, começa às 20h. Ingressos serão distribuídos a partir das 19h (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

Depois de uma noite de casa cheia, a Banda Sinfônica do Recife volta a se apresentar, hoje (26), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. O concerto desta noite, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será realizado para repor a apresentação de maio, cancelada em função da paralisação nacional dos caminhoneiros. O acesso é gratuito e os ingressos começam a ser distribuídos às 19h, na bilheteria do teatro.
 
O programa preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino para as duas noites começa com a música Edgemont Festival Overture, do americano Carl Strommen. E segue com Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, um dos mais famosos compositores ocidentais, gênio do barroco, que era também organista, violinista e cravista.
 
A música brasileira, sempre prestigiada pela Banda, se fará representar pela clássica Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, com arranjo de Neves. A apresentação contemplará ainda a obra de um dos mais performáticos e celebrados compositores e cantores de todos os tempos: Freddie Mercury, de quem será tocada Bohemian Rhapsody, com arranjo de Alan Catherall. E o jazzserá lembrado, com um arranjo de Stephen Bulla, que reúne três clássicos: Boplicity, de Miles Davis e Gil Evans; Round Midnight, assinada por Thelonious Monk e Cootie Williams; e In a Mellow Tone, de Duke Ellington.
 
Da telona para o palco do Santa Isabel, a trilha sonora de Superman, assinada por John Williams, com arranjo de Bob Low, encerra a noite, seguida da Danza Final, da Suite do Balé “Estancia”, de Alberto Ginastera, arranjada por Robert Longfied.
 
Quarta-feria – Na noite de ontem, tanta gente foi prestigiar o concerto da Banda Sinfônica, que o Santa Isabel ficou pequeno. Algumas pessoas não conseguiram ingressos e tiveram que adiar a programação para hoje. “Vale a pena. Para ouvir música boa e gratuita, vale demais”, disse o operador de máquinas industriais Adriano Claudino, 22 anos, que levou a família inteira para estrear no Teatro de Santa Isabel na noite de ontem.
 
O estudante de flauta e trombone John Victor, 17 anos, também inaugurou ontem uma tradição que pretende manter por toda a vida. “São excelentes músicos. Nunca tinha vindo ao concerto, nem ao Santa Isabel. Estava ansiosíssimo.”
 
Música é sempre algo libertador, transformador. Eleva as pessoas a uma consciência crítica. E quando é executada dentro do Teatro de Santa Isabel, o encanto é potencializado”, celebrou o professor universitário Manoel Moraes, que levou a família toda ao teatro para ver a Banda.
 
Dona Maria Zélia Araújo, 87 anos, também arrastou muita gente para o Santa Isabel. “Venho tanto, que já conheço os músicos. São eles que me avisam quando vai ter concerto. Acho uma maravilha! Bato muita palma, grito. É uma beleza de programação.”
 
Serviço:
 
Concerto Oficial da Banda Sinfônica do Recife
Data: Quinta-feira (26)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, a partir das 19h