Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Recentro | 26.07.22 - 11h13

Câmara Permanente do Recentro tem primeira reunião e discute a questão da habitação no Centro

No encontro foram apresentados os instrumentos da política fiscal para atração de investimentos para a região, como as reduções do IPTU e ITBI. Colegiado tem participação de representantes de diversos setores econômicos e sociais da cidade

Nesta segunda-feira (25) ocorreu a primeira reunião da Câmara Permanente do Recentro, com a apresentação do tema “Habitabilidade na área Central do Recife”, pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Iana Bernardino. No encontro também foram apresentados instrumentos da política fiscal para a região central, como a redução de alíquotas de IPTU e ITBI para reformas e construção de imóveis nos bairros do Recife, São José e Santo Antônio, dentre outras ações de impacto para revitalização do centro. O colegiado foi instituído pelo prefeito João Campos, durante a última reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife) e é gerido pela chefe do Gabinete do Centro do Recfe, Ana Paula Vilaça, e por membros do CEDES. 

A Câmara Permanente do Recentro terá a função de explorar as potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio, justamente a área de abrangência de trabalho do Gabinete do Centro do Recife . Também vai assessorar a gestão municipal na formulação e avaliação de políticas públicas relevantes para promover os desenvolvimentos econômico e social da região. O órgão será composto por membros, autoridades e conselheiros eméritos do CEDES/Recife que possuam interlocução com o Centro do Recife.

Participam da Câmara Permanente do Recentro Alberto Ferreira da Costa Filho (Hospital Português); Avelar Castro (Movimento Pró-Pernambuco); Carla Francine (Produtora de Audiovisual); Chopelly Santos (Amotrans); Débora Karolayne (UNE-PE); Francisco Cunha (TGI); Frederico Leal (CDL Recife e Sindilojas); George Trigueiro (SINDHOSPE); João Correia (geógrafo e professor); Larissa Almeida (Recria); Marcelo Carneiro Leão (UFRPE); Padre Pedro Oliveira (Unicap); Pierre Lucena (Porto Digital); Renan Hannouche (Gravidade Zero); Silvio Meira (cientista e consultor); Tania Bacelar (economista);  e Tony Sousa (Abrasel).

Para a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a Câmara Permanente é mais um instrumento democrático criado pela Prefeitura do Recife para que mais pessoas e instituições possam opinar, propor ações e projetos para requalificar a área do Centro. “A escuta, as pesquisas, a participação de quem mora, tem negócios ou passa pelo centro tem sido importante para identificarmos as necessidades reais para realizarmos as intervenções requeridas para revitalização da área”, afirmou a gestora.  

CEDES/RECIFE - A Câmara é ligada ao Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife), que tem o objetivo de criar uma instância permanente e representativa de escuta da sociedade para a formulação conjunta de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento econômico, garantia da proteção social e combate à desigualdade na capital pernambucana. O CEDES tem caráter consultivo e é presidido pelo prefeito João Campos.