NOTÍCIAS

Cultura | 26.08.12 - 11h51

Juventude definem prioridades públicas no Orçamento Participativo

Cerca de 200 jovens, com grupos representativos das seis regiões do Recife, estiveram presentes, na tarde deste sábado (25), no Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação do Município (DTEC), no antigo Colégio Nóbrega, para participar da Plenária Anual da temática de Juventude (OP Juventude). O objetivo do encontro foi escolher as ações prioritárias que serão executadas pela Gestão Municipal no ano de 2013 e eleger os 18 delegados do seguimento juvenil.

A votação, iniciada às 17h, durou cerca de 20 minutos e obteve como resultado final o primeiro lugar para Esporte e Lazer, com a ação de “ampliar, qualificar e potencializar oferta de atividades sistemáticas de esporte e lazer voltadas à juventude das comunidades”. O segundo lugar ficou com Participação Política, com a ação de “garantir a continuidade da Secretaria Municipal de Políticas para Juventude, na perspectiva de execução de projetos específicos para o seguimento juvenil e fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas para Juventude, como espaços de participação política dos programas e projetos de juventude”. Já a última prioridade eleita foi Educação, com a iniciativa de “ampliar a oferta de cursos de idioma e informática voltados à juventude e outros cursos voltados para novas vocações produtivas do Recife e do Estado”.

Participaram da mesa oficial da Plenária os representantes do Fórum do OP de Juventude, Douglas Santos e Juliana Barros, o Coordenador do Conselho Municipal de Políticas para Juventude, Alersson Teixeira, o Gerente de Protagonismo Juvenil da Secretaria de Assistência Social, João Américo, o coordenador do Orçamento Participativo, Maurílio Muniz e a secretária especial de Políticas para a Juventude, Renata Lucena, que enfatizou a importância do evento para os jovens do Recife. “A criação de uma Secretaria da Juventude reflete um pioneirismo por parte da atual gestão do nosso Prefeito e vem fortalecer o diálogo referente às ações voltadas para a juventude da cidade. Por isso, não adianta só a gente votar, é preciso fortalecer o Fórum da Juventude, através da eleição dos delegados, para garantir que nossos direitos e prioridades sejam fidedignamente executados pela próxima gestão”.

Além de propiciar o exercício da cidadania, a programação da plenária do OP Juventude levou atrações culturais e esportivas. A banda Pois Zé apresentou seu repertório de rock com músicas autorais de fundo crítico e rodas de break e capoeira puderam ser vivenciadas pelo público, além de skate, slack line e futebol.

ASSUNTOS: