Campanha de atualização do cartão de vacina segue até o dia 30 no Recife
Crianças de até 5 anos devem ser levadas a um dos 168 postos de saúde da rede municipal, das 8h às 17h
A dona de casa Maria do Carmo Alves, 24 anos, levou os três filhos para atualizar o cartão de vacina. A mais nova, Marina, 3 anos, chorou ao receber a DPT (vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche). Mas a mãe reconhece que as doses estavam atrasadas e que os pequenos corriam o risco de contrair doenças. “Aproveitei a oportunidade para trazer os três e colocar o cartão deles em dia”, disse. Assim como a dona de casa, muitos pais participaram do Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta do Cartão de Vacina.
Aberta no último sábado na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, pelo secretário de Saúde, Jailson Correia, a campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 30, nos 168 postos da rede municipal de saúde, das 8h às 17h. "Vacinar é muito importante. E a imunização só é completa quando se faz a vacina e seus reforços", destacou o secretário Jailson Correia. Para atrair a atenção da garotada, foi convocada a Turma do Zé Gotinha, o Maracatu Infantil Rural Leão Cruzeiro do Forte e a Frevioca.
A campanha tem como meta atualizar o cartão de vacina de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos de idade. Os pais devem levar os cartões de vacinação dos filhos. Caso não estejam portando o cartão, o posto de saúde checará se há algum registro anterior de imunização e, se não houver, seguirá as regras do protocolo do Ministério da Saúde de como atualizar a vacinação de acordo com a faixa etária.
A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança. Atualização do esquema vacinal das crianças reduz o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. BCG, hepatite B, pentavalente e rotavírus são algumas das vacinas que estarão disponíveis. “É importante ressaltar que serão ofertadas todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança. Algumas delas só são efetivas quando tomadas duas ou três doses, ou o que chamamos de reforço”, ressaltou o secretário Jailson Correia.
PROTEÇÃO – A vacinação é a melhor maneira de se proteger contra doenças. Não só para crianças, mas também para jovens e adultos. Inclusive é um direito garantido e institucionalizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Crianças que não são vacinadas estão expostas ao risco de contrair doenças como sarampo, coqueluche, caxumba.