NOTÍCIAS

Defesa Civil | 26.08.15 - 12h24

Defesa Civil promove oficina de Cidadania e Direitos Humanos para moradores de 21 comunidades

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) promove a oficina de Cidadania e Direitos Humanos, com os participantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). A turma é composta por moradores de 21 comunidades de áreas de morro, atendidas pela Regional Noroeste. 

Na aula-atividade, que acontece das 14h às 17h, a turma com cerca de 30 alunos irá visitar lugares históricos e importantes do centro da cidade. O passeio começa pelo Palácio do Campo das Princesas e segue pelo Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Monumento Manguebeat e Monumento Tortura Nunca Mais.

Nesse último ponto do roteiro, será apresentada a peça “A Cidade em Suas Mãos”, encenada pela Companhia Teatral Rosa dos Ventos, criada pela Assessoria Sócio Ambiental (ASA) da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O espetáculo informa e conscientiza sobre um melhor direcionamento do lixo que é produzido na comunidade.  O texto aborda questões como: cuidado com as encostas e preservação da vegetação para não haver deslizamento, além de tratar sobre pontos críticos do bairro.

NUDEC - O Nudec é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, que capacita moradores de áreas de morro para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras, a partir de cursos e oficinas de diferentes temáticas. O principal objetivo é estimular o olhar para as comunidades onde vivem e envolve-los no processo de construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente, visando à minimização dos desastres.