O romanceiro popular na obra de Ariano Suassuna no A Letra e a Voz
Segunda noite do “Festival A Letra e a Voz” conta com apresentação de Aramis Trindade, Edmilson Ferreira, Oliveira Panelas e palestra com Carlos Newton Júnior
A principal bandeira levantada por Ariano Suassuna era o reconhecimento de nossa identidade cultural popular. Quem conhece sua obra e/ou o conheceu em vida não tem dúvida: o escritor foi um dos principais – senão o maior –admiradores das raízes que formam o povo brasileiro, sobretudo nordestino. Por isso, a segunda noite do 13º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, nesta quinta-feira (27), reflete sobre “A importância do romanceiro popular nordestino na obra de Ariano Suassuna”. As atividades têm início às 19h, no auditório montado na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.
O ator Aramis Trindade abre a noite com o espetáculo “Romeu e Julieta”, adaptação do cordel de Ariano Suassuna. Na sequência, o púbico acompanha a palestra “A importância do romanceiro popular nordestino na obra de Ariano Suassuna”, com o escritor, ensaísta, Carlos Newton Júnior, com quem Ariano realizou inúmeros projetos. Encerrando a programação, os cantadores Edmilson Ferreira e Oliveira Panelas (por quem Ariano tinha bastante admiração) dão as notas para os ritmos característicos do Movimento Armorial.
O FESTIVAL – Uma festa para celebrar e relembrar a obra artística de um dos escritores mais importantes do Brasil. Esta é a proposta do 13º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, que este ano traz o tema “A Demanda Artística do Reino de Ariano”. Além de palestra, mesas de debates e apresentações artísticas o festival conta ainda com a Festa do Livro, que este ano, vai funcionar de quarta-feira (26) a domingo (30), nos stands montados na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Confira abaixo a programação dos demais dias de atividades:
Serviço:
Abertura do 13º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz / Festa do Livro
Quando: quarta-feira, 26 de agosto, 19h
Horário: de quarta (26) a sexta-feira (28), a partir das 19h
Sábado (29) e domingo (30), das 8h às 20h
Local: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife
Programação
Quinta-feira, dia 27 de agosto
19h – Festa do Livro
19h - Intervenção teatral “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna”, com o ator Aramis Trindade.
19h30 - Palestra “A Importância do romanceiro popular nordestino na obra de Ariano Suassuna”, com Carlos Newton Junior.
21h - Cantoria com Edmilson Ferreira e Oliveira de Panelas.
Sexta-feira, dia 28 de agosto
19h – Festa do Livro
19h - Mesa “Eu vivi Ariano” com a participação de Virgínia Cavendish, Williams Santanna e Geninha da Rosa Borges. Mediação do escritor Cristiano Ramos
20h – Mesa de glosas temática em homenagem à Ariano Suassuna. Com coordenação de Cida Pedrosa e participação de cinco poetas do Sertão do Pajeú: Dudu Morais, Genildo Santana, Henrique Brandão, Maciel Correia e Zé Adalberto.
Sábado, dia 29 de agosto
8h – Abertura da Festa do Livro
14h - Contação de histórias com a cordelista Susana Morais e o músico Tio Diego
16h – Recital poético com o grupo Doiscordéis
19h – Apresentação do grupo Em Canto e Poesia
Domingo, dia 30 de agosto
8h – Abertura da Festa do Livro
14h – Contação de histórias com a Turma Mangue e Tal
18h – Final da Recitata 2015 – Concurso de Poesia Oral do Recife