Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.08.22 - 14h35

Prefeitura do Recife realiza mutirão de arboviroses nos bairros do Ipsep e Nova Descoberta neste sábado (27)

img_alt

Ação irá inspecionar cerca de 1,8 mil imóveis entre residências nos locais. No domingo, os profissionais farão inspeção apenas de pontos estratégicos. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)


A Prefeitura do Recife promove, neste sábado (27), das 8h às 13h, mais um mutirão contra arboviroses. Neste dia, as ações acontecem nos bairros do Ipsep, na Zona Sul da cidade, e Nova Descoberta, na Zona Norte. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município devem inspecionar cerca de 1,8 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, para identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. No domingo, os profissionais farão inspeção apenas de pontos estratégicos. Além disso, os profissionais também passarão orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 

Ao longo do sábado, os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar cerca de 900  imóveis em cada um dos bairros. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, e será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. No último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), as áreas escolhidas para as ações apresentaram um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. 

Nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. 

Os asaces ainda visitarão mais de 15 locais classificados como Pontos Estratégicos, entre eles Parque de Exposição de Animais, no bairro do Cordeiro. Outros exemplos são borracharias e ferros-velhos, ou seja, imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, os agentes farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.