AMPARO ARAÚJO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ DE PERNAMBUCO
A solenidade acontece nesta terça-feira (27), no plenário da Assembleia de Pernambuco
Nesta terça-feira (27), a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Amparo Araújo, recebe o título de Cidadã de Pernambuco. A reunião solene, de autoria do deputado Betinho Gomes, acontece às 18h, no Plenário do Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Rua da Aurora, 631, Boa Vista.
Nascida no dia 16 de junho de 1950, em Palmeira dos Índios (AL), a trajetória de Amparo Araújo em nada se assemelha com a vida pacata de uma pequena cidade. Aos 14 anos, ela foi morar em São Paulo, onde iniciou sua luta contra a ditadura, influenciada pelo irmão mais velho, Luiz. Aos 17 anos, ela ingressa na Ação Libertadora Nacional (ALN), organização da qual se torna militante junto com o irmão.
No dia 29 de agosto de 1986, Amparo Araújo, junto com mais quatro ex-militantes, fundou o Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco, movimento contra a prática de tortura durante a Ditadura Militar e pela anistia aos presos políticos. A instituição contou com a direção de Amparo em várias gestões, até meados de 2007.
No mesmo ano, Amparo se tornou Ouvidora da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, função exercida até dezembro de 2008, sendo então convidada a assumir a pasta de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, cargo que desempenha desde janeiro de 2009.