Prefeitura do Recife patrocina torneio internacional de tênis
Após 17 anos, capital pernambucana volta a abrigar challenger da ATP
Nesta segunda-feira (26), às 19h, tem início o 4º Recife Open de Tênis, torneio internacional que está de volta após 17 anos, com o patrocínio da Prefeitura do Recife. As quadras da orla de Boa Viagem passaram por uma reforma e irão receber uma estrutura especial para o evento, que irá distribuir US$ 50 mil em prêmios e 80 pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para o vencedor.
A competição vai até o dia 02 de outubro e irá contar com tenistas da Argentina, Chile, Uruguai, Peru, México, Haiti, Portugal, Alemanha, Bélgica, Suécia, Suíça, Mônaco, Canadá, Itália, Romênia, França e Áustria, além do Brasil, que já tem 10 tenistas garantidos na chave principal e ainda pode contar com mais, já que ainda restam quatro vagas que serão disputadas no qualify no sábado (24) e no domingo (25). Os destaques são Ricardo Mello, 121° do mundo, Rogério Dutra Silva (122°), o argentino Brian Dabul (159°), o alemão Denis Gremelmayr (166°) e Júlio Silva (163°), também brasileiro.
Os outros tenistas do Brasil que entram em quadra em busca do título e dos 80 pontos no ranking mundial são Ricardo Hocevar (SP), Rafael Camilo (RS), André Ghem (RS), Guilherme Clezar (RS), André Miele (SP), Eládio Ribeiro Neto (DF), Caio Zampieri (SP) e o juvenil Tiago Fernandes.
O Recife Open irá contar com uma grande estrutura armada na praia de Boa Viagem. As quatro quadras de cimento foram reformadas através de uma parceria da Prefeitura do Recife com a STC Eventos e a P+ Eventos, promotoras do evento, três para jogos e uma para treino. Além disso, há dez salas para a organização, onde funcionam espaços como sala de jogadores, de árbitros, fisioterapia, imprensa, sala de entrevistas, entre outros.
O 4º Recife Open de Tênis é uma realização de STC Eventos e da P+ Eventos, com o patrocínio máster da Prefeitura do Recife, através de uma parceria entre Secretaria de Turismo e o Geraldão. O Governo de Pernambuco os Correios são outros patrocinadores.
Dados Técnicos – O Recife Open é um Challenger ATP disputado em quadras de cimento (quadras rápidas) em chaves de simples, com a participação de 32 tenistas, e duplas, com 16 equipes. As partidas são definidas em melhor de três sets. A chave só fica pronta no domingo (25), após o qualify, e pode ser acessada no site oficial do evento, no www.recifeopen.com.br.
Histórico - Entre 1992 e 1994, a capital pernambucana foi palco das três primeiras edições do Recife Open, disputado nas quadras rápidas da praia de Boa Viagem e que reuniu alguns tenistas que obtiveram sucesso no ranking da ATP, como Fernando Meligeni e Jaime Oncins.
O brasileiro Luiz Mattar foi o campeão da primeira edição, em 1992, após uma final brasileira em que derrotou Jaime Oncins, grande nome do tênis nacional da época e que havia chegado às semifinais nas Olimpíadas de Barcelona, no mesmo ano.
Em 1993, o título ficou com o inglês Mark Petchey, que derrotou Fernando Meligeni na decisão. “Fininho” voltou a ser o melhor brasileiro no torneio em 1994, mas não conseguiu evitar a primeira decisão 100% estrangeira. Ele parou na semifinal contra o norte-americano Doug Flach, que posteriormente foi derrotado na decisão pelo italiano Daniele Musa.