RECIFE DISCUTE NO PARAGUAI ORÇAMENTO SENSÍVEL A GÊNERO
Com o tema “Mulher e Poder”, a secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira, participa, a partir desta segunda-feira (26), de um seminário promovido pela Unidade Temática de Gênero dos Municípios (UTGM) da Rede Mercocidades. O encontro acontece em Assunção (Paraguai), reunindo vários representantes de prefeituras do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. A gestora permanece no evento até a quarta-feira (28).
Como integrante da sub-coordenação da UTGM, Rejane Pereira participa da reunião apresentando a experiência em execução na gestão recifense, tendo por exemplo a criação de peças orçamentárias com um identificador do que é orçamento voltado às mulheres.
Rejane Pereira lembra que o assunto já foi discutido durante um seminário promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), em maio. Na ocasião, foi definida a participação do Programa Orçamentos Sensíveis ao Gênero das Nações Unidas (ONU-Mulher), que prestará assessoria para a construção da metodologia do orçamento público e indicadores de gênero.
Segundo a gestora, cada secretaria terá até 2013 para apresentar um indicativo de gastos destinados para homens e mulheres (Carimbo G), dentro de seus orçamentos. A gestão da capital pernambucana é a primeira do País a deixar específico este indicativo.