NOTÍCIAS

Cultura | 26.09.12 - 18h40

Fórum Temático do OP Mulher tem novas delegadas

[caption id="attachment_26685" align="alignleft" width="334"] As delegadas eleitas no Fórum Temático da Mulher do Orçamento Participativo tomaram posse. Foto: Inaldo Lins[/caption]

A Secretaria Especial da Mulher, da Prefeitura do Recife, promoveu nesta quarta-feira (26), no Conselho Municipal da Mulher, no bairro de Santo Antônio, a posse das 57 delegadas eleitas no Fórum Temático da Mulher do Orçamento Participativo (OP) onde participaram 890 mulheres. O evento teve como objetivo reunir as mulheres para discussão sobre as ações que elas vão ter de agora em diante e para a apresentação da Secretaria.

Estavam presentes a Secretária da Mulher Rejane Pereira, a Gerente de Políticas Regionais, Liliana Barros e a Diretora de Articulação Intersetorial, Rosana Soares. Foram discutidas as três prioridades eleitas durante a votação do OP Mulher: a criação da ouvidoria de mulher, a aplicação da política de habitação para mulheres em situação de violência, prevenção, assistência e proteção a mulheres ligada em situação de violência e por fim a implementação dos projetos de apoio a geração de renda para mulher.

A participação de todas que foram nomeadas é o que faz a diferença nos projetos, segundo Liliana Barros, gerente de políticas Regionais. “As delegadas vão acompanhar as execuções das prioridades eleitas, exercendo o papel do controle social dentro das políticas das mulheres. Além disso, nós estimulamos a participação delas em outros espaços públicos que existem na cidade”, afirmou Liliana Barros. “Esse modelo do OP tem sido exitoso na
implementação das políticas públicas, o melhor de se ver é que o que a população decide tem sido cumprido pela gestão”, ressalta Rosana Soares, diretora de Articulação Intersetorial.

A Prefeitura do Recife, hoje, tem condições de atender a todas as demandas que o espaço da ouvidoria lhe concede. “Para mim que já estou nos movimentos há 23 anos é emocionante ver o comprometimento dessas 970 mulheres, todas ali participando, consolidando seus pensamentos e dizendo o que querem. Como gestora, afirmo que as políticas para mulheres é um investimento, sem dúvidas. Tudo isso vai dar lugar, independente da nossa próxima gestão, a uma maior participação do controle social”, ressalta Rejane Pereira, Secretária da Mulher.