NOTÍCIAS

| 26.09.12 - 16h50

Moradores da Várzea serão beneficiados com serviços gratuitos de saúde

Por Maria Duarte

Os moradores da Várzea, Zona Oeste do Recife, serão beneficiados com diversos serviços de saúde nesta quinta-feira (27). O evento é uma iniciativa dos profissionais da Unidade de Saúde da Família Campo do Banco e acontecerá das 9h às 16h na praça principal do bairro. A ação é aberta para todos os usuários e contará com a mobilização da comunidade no combate à hanseníase e atenção à saúde da mulher.

Aproveitando a chance de reunir em uma grande ação de saúde voltada para moradores de todos os sexos e idades, a Secretaria de Saúde do Recife vai beneficiar os cidadãos da área com aferição de pressão, testagem de glicemia e orientação em saúde bucal com o apoio de um escovódromo. Na abertura dos serviços, a equipe Academia da Cidade do polo da Várzea vai realizar uma aula de alongamento.

Os exames de hanseníase serão realizados por dois especialistas dentro do polo da Academia da Cidade, que se revezarão no atendimento, beneficiando, assim, o maior número de pessoas possível. A Prefeitura do Recife destaca que o exame da hanseníase é indolor e deve ser realizado por pessoas de todas as idades.

A Gerente territorial do Distrito Sanitário IV, Fabíola Arcoverde, justifica a escolha de unir a prevenção. “Dentro do apoio integral de território, que são reuniões periódicas, verificamos indicadores de alto número de pessoas com hanseníase e baixo numero de realização de exames preventivos. Por isso, o objetivo central da feira é aproximar os usuários desses serviços”, declarou. Fabíola ainda explica quais os resultados esperados a partir do evento. “Vamos utilizar o balanço de exames e resultados para visualizar um novo quadro da hanseníase na área”.

Durante as atividades, a USF Campo do Banco funcionará como apoio para a realização de exames ginecológicos preventivos contra o câncer de colo de útero. Profissionais de duas equipes de saúde da família estarão a postos para atender as mulheres interessadas na realização do exame.