Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 26.09.13 - 18h24

Recife começa a discutir Pacto Metropolitano do Turismo

[caption id="attachment_38910" align="alignleft" width="680"] Convênio de cooperação técnica será formalizado entre 14 prefeituras. (Foto: Antônio Tenório/PCR)[/caption]

Para elevar a potencialidade turística do Recife e da Região Metropolitana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realizou, na tarde desta quinta-feira (26), a primeira reunião para discutir o Pacto Metropolitano do Turismo. Será um convênio de cooperação técnica, entre as 14 prefeituras da RMR, para ajudar a desenvolver o turismo de forma unificada. “O Pacto Metropolitano do Turismo visa ampliar e diversificar os mercados, potencializando o número de turistas para explorar os destinos, direcionando o consumo das atratividades de cada um dos municípios”, comenta o secretário Felipe Carreras.

A primeira reunião resultou na formação de um grupo de trabalho, composto pelos secretários ou por um representante da secretaria de Turismo de cada município. A partir de agora, o grupo vai produzir o documento com todas as ações que vão integrar o Pacto, que será formalizado juridicamente, através de convênio de cooperação técnica, com a assinatura de todos os prefeitos. A próxima reunião está marcada para o dia 10 de outubro.

Uma diretriz do Ministério do Turismo (MTur) estabelece que os destinos indutores de um Estado colaborem com os demais destinos, chamados tecnicamente de destinos induzidos. Em Pernambuco, existem três destinos indutores: Recife, Ipojuca (por conta de Porto de Galinhas) e Fernando de Noronha. Na RMR, dois desses três estão presentes. Em todo o Brasil, 65 municípios são classificados como destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. De acordo com o MTur, os destinos indutores possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados,  caracterizados como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.

Para desenvolver a atividade turística de forma unificada, o Pacto Metropolitano de Turismo possui alguns objetivos: a formalização de parcerias técnicas para ampliar a demanda turística; a criação de uma região turística do Grande Recife de forma estruturada, gerando novas oportunidades para os municípios; a ampliação da oferta turística, diversificando a segmentação; a formatação de novos produtos e a criação de roteiros e atividades integradas. “Podemos trabalhar com material de divulgação em conjunto, sem falar que uma cidade pode complementar a outra, através do ecoturismo, turismo náutico, de sol e praia, religioso, de aventura, cultural, rural, ou de pesca. Também podemos criar projetos de qualificação dos profissionais do setor e desenvolver ações de sensibilização turística envolvendo toda a população da RMR”, explica Carreras.

De acordo com dados do IBGE, a Região Metropolitana do Recife, composta por 14 municípios, é a 6ª mais populosa do Brasil, com 3.743.854 habitantes. Os 14 municípios são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma.