PCR promove seminário para debater prevenção ao suicídio
Evento faz parte das atividades do Setembro Amarelo, campanha mundial que ocorre durante todo o mês para discutir o assunto
A Secretaria de Saúde do Recife realiza pela primeira vez um seminário específico sobre o delicado tema das tentativas de suicídio. Será nesta quarta-feira (27), às 8h30, no auditório do Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro.
“Tentativa de Suicídio: Avanços e Desafios na Promoção da Integralidade do Cuidado” é o tema do encontro, voltado para profissionais de saúde da Rede Municipal e em alusão à campanha mundial Setembro Amarelo, mês em que se debate a conscientização e prevenção do suicídio. Confira aqui a programação.
O Setembro Amarelo é lembrado no Brasil desde 2014 e foi trazido ao País pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o suicido um problema de saúde pública.
Dados - Para o ano de 2015, últimos dados contabilizados, o Ministério da Saúde menciona a ocorrência de uma taxa mundial de 10,7 casos de suicídio por 100 mil habitantes. No Brasil, a taxa foi de 6,3/100.000 hab., e em Pernambuco, 3,3/100.000hab. A taxa no Recife variou de 3,45/100.000 em 2010 para 3,71 em 2015. Nesse período foram registradas 321 mortes.
No período de 2009 a 2016 foram notificados 3.469 casos de tentativas de suicídio em residentes de Recife, maiores de 10 anos de idade, sendo os dados captados por meio da notificação violência interpessoal e intoxicação exógena.
As mulheres são as principais vítimas, com 70% dos casos registrados e a faixa etária de maior prevalência situa-se entre 20 a 39 anos de idade (40,5%). O principal local de ocorrência das tentativas é a própria residência, sendo a ingestão de medicamentos e o envenenamento principal meio utilizado, com destaque para os diazepínicos seguido do paracetamol.
Entre os motivos levantados há circunstâncias desencadeadoras como o estresse e a depressão, além de fatores predisponentes com: uso abusivo do álcool e outras drogas, transtornos mentais, entre outros. Estima-se que para cada suicídio consumado, ocorram entre dez e 25 tentativas.