Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 26.09.22 - 09h39

Com mais de 1200 estudantes, Jogos Escolares do Recife começam nesta segunda-feira (26)

img_alt

Realizada pela Prefeitura do Recife, competição segue até o dia 27 de outubro e conta com a presença de 16 unidades de ensino municipal disputando nove modalidades esportivas. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

 

A espera para os Jogos Escolares do Recife 2022 acabou. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação, a edição deste ano começa nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 27 de outubro. Ao todo, haverá nove modalidades esportivas disputadas por 16 unidades de ensino da Rede Municipal. A abertura acontece às 08h, com partidas de voleibol, no Geraldão. Além do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, na Imbiribeira, as atividades acontecerão também no Parque do Caiara, na Iputinga, e no COMPAZ Ariano Suassuna, no Cordeiro. Serão 764 meninos e 476 meninas, totalizando 1.240 estudantes participando da competição. 

“Os Jogos deste ano serão bem grandes. Estamos provocando os alunos com a possibilidade do Bolsa Atleta, exclusivo para a nossa rede municipal. Temos feito um trabalho muito legal de aproximação com as escolas, com os professores, com os diretores”, explica Yane Marques, secretária executiva de Esportes. "É um ano em que damos uma retomada com maior força após o período mais crítico da pandemia, o que significa muito para nós", pontua.

As modalidades em disputa são atletismo, badminton, basquete, futsal, handebol, natação, xadrez, vôlei de praia e de quadra. Pessoas com deficiência poderão competir no atletismo. Este último será realizado no Parque do Caiara. Natação, xadrez e basquete, no COMPAZ Ariano Suassuna. Badminton, futsal, handebol, vôlei e de quadra, no Geraldão. 

Os Jogos Escolares do Recife buscam incentivar a prática do esporte nas unidades de ensino municipais. Além disso, contribui para a descoberta de talentos em diferentes modalidades e para a integração de todos os estudantes nas atividades escolares. 

Bolsa Atleta Recife – Além das medalhas e troféus habituais para os vencedores de cada modalidade, os participantes concorrem ao Bolsa Atleta Recife, em 2023. O valor parte dos R$300, por 12 meses, podendo chegar a R$500, a depender das etapas nacionais. A competição também funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) – que, por conseguinte, dá acesso aos Jogos Escolares Brasileiros (entre 12 e 14 anos), realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e Jogos Escolares da Juventude (entre 15 e 17 anos), realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).